Lia Gomes substitui Joaquim Parente na Rádio Enghien

Lia Gomes e Frederic de Vasconcelos passam a ser os dois animadores do programa de rádio “Encontro Lusitano” que é difundido desde sábado passado na rádio Enghien, aos sábados à tarde, entre as 14h00 e as 16h00.

Depois de 36 anos de colaboração com aquela rádio que emite a partir de Enghien-les-Bains (95), Joaquim Parente deixa de apresentar o programa “A Voz de Portugal” e desde sábado passado, os ouvintes começaram a habituar-se a um novo programa, com novo nome e com novas vozes.

Aliás tanto Lia como Fred – são estes os nomes pelos quais são conhecidos em antena – já integraram o programa com Joaquim Parente. “Parei a 13 de julho deste ano” conta Lia Gomes. Os dois desentenderam-se com Joaquim Parente e deixaram o programa. “Isto é uma cobardia” reagiu Joaquim Parente ao LusoJornal, visivelmente descontente com o afastamento da estação de rádio.

Joaquim Parente é uma figura conhecida e respeitada no meio radiofónico português na região parisiense. Com “36 anos de casa” viveu mal a conversa que teve com o Presidente da rádio. “É um incompetente, há muita gente que está a sair da rádio por causa dele” contou ao LusoJornal. Acusa também Lia e Fred de lhe terem pirateado a conta Facebook e os mails da rádio. “Foi por essa razão que deixaram de fazer parte do programa, em julho”.

Segundo Lia Gomes, o programa não estava a ser emitido, alegadamente por falta de técnico. Porque já anteriormente dois outros animadores que trabalharam com Joaquim Parente, Lurdes Teixeira e Mathias Isidoro, deixaram a equipa da Voz de Portugal e apresentam agora um outro programa na mesma rádio – “LusoMundo” todas as segundas-feiras, entre as 19h00 e as 20h00.

Joaquim Parente confirma que teve problemas com a falta de técnico do programa e disse também ter estado ausente por doença. “Mas não é verdade que o programa não estava a ser emitido. Só que não era feito em direto. Era gravado como são gravados cerca de 70% dos programas da rádio Enghien”.

A Direção da rádio acordou com Joaquim Parente o fim dos programas e decidiu acolher a nova equipa. “O Presidente da rádio ainda sugeriu que trabalhássemos juntos com Joaquim Parente, mas nós não aceitámos porque já tínhamos tido uma experiência negativa” disse Lia Gomes ao LusoJornal. “Para mim, quem devia assegurar a continuidade da Voz de Portugal devia ser a Lurdes e o Mathias porque estavam integrados na rádio e já fizeram o programa durante muito tempo” ainda acrescenta Joaquim Parente.

Aliás, Joaquim Parente confirmou ao LusoJornal que o programa “A Voz de Portugal” não vai parar e disse que várias outras estações de rádio lhe fizeram propostas para retomar a emissão.

Lia Gomes já é a proprietária, há 8 anos, da Rádio Sem Fronteiras, uma webrádio com animadores espalhados por vários pontos do globo. Mesmo se já teve algumas experiências esporádicas em rádios portuguesas, e alguns meses na equipa de Joaquim Parente, esta é a primeira vez que está a coordenar um programa numa rádio da FM.

“Este primeiro programa correu bem, tivemos ecos muito favoráveis, as pessoas gostaram, dizem-nos que estamos no bom caminho” confessa Lia Gomes ao LusoJornal. “A cumplicidade com o Fred passa muito bem, não necessitamos de falar muito para nos entendermos, basta um olhar e sabemos quem vai falar, sem termos de cortar a palavra”.

Os dois animadores – Fred também assegura a técnica do programa – prometem crónicas, entrevistas e muita música. “Queremos ter sempre convidados” explica Lia Gomes e já nesta semana anunciam o cantor Hugo Manuel e o empresário João Pina.

Quanto à seleção musical, Lia Gomes promete adaptar-se aos convidados. “Quanto temos um cantor convidado, daremos mais destaque aos temas musicais desse artista, claro, senão, vamos programar música ligeira, muita música brasileira, e sobretudo romântica, porque eu sou uma romântica”.

Outro detalhe importante no programa é a língua utilizada pelos dois animadores. “A Direção da rádio aceita que falamos em português, mas também quer uma dose de francês”, porque a rádio é francesa e tem sobretudo ouvintes franceses. “Eu falo mais em português e o Fred fala mais em francês” conclui Lia Gomes. “E resulta lindamente”.

 

IDFM Radio Enghien (98,00 FM)

www.idfm98.fr

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]