Liga Europa: Damien da Silva apurado com o Rennes

Os Franceses do Rennes venceram por 2-0 os Cazaques do Astana num jogo a contar para o Grupo K da 6ª e última jornada da fase de grupos da Liga Europa.

O Rennes triunfou com dois lusófonos no onze inicial, o Lusodescendente Damien da Silva e o Moçambicano Mexer, e apurou-se para os 16 avos de final da prova.

No outro encontro do grupo, os Ucranianos do Dínamo Kiev perderam, em casa, por 0-1 frente aos Checos do Jablonec. Na tabela classificativa, o Dínamo Kiev lidera com 11 pontos, à frente do Rennes com nove, do Astana com oito, e do Jablonec com cinco.

Sporting CP e Bordeaux venceram, Marseille goleado

O Sporting CP garantiu o apuramento e o segundo lugar no Grupo E, ao golear os Ucranianos do Vorskla Poltava por 3-0, no Estádio José Alvalade.

De notar que o guarda-redes francês Romain Salin foi titular enquanto o Francês Abdoulaye Diaby ficou no banco de suplentes do Sporting Clube de Portugal.

Com esta vitória, o Sporting assegurou o segundo lugar do Grupo E, com 13 pontos, menos três do que os Ingleses do Arsenal, que venceram os Azeris do Qarabag por 1-0 e asseguraram em definitivo a vitória no grupo.

No Grupo C, os Franceses do Bordeaux venceram por 0-1 na deslocação ao terreno dos Dinamarqueses do Copenhaga. No outro encontro do grupo, os Checos do Slavia Praga venceram por 2-0 os Russos do Zenit. Na tabela classificativa, o Zenit acabou com 11 pontos, à frente do Slavia com 10, do Bordeaux com sete e do Copenhaga com cinco.

No Grupo H, os Franceses do Marseille perderam por 1-3, em casa, frente aos Cipriotas do Apollon. No outro encontro do grupo, os Germânicos do Eintracht Frankfurt venceram por 1-2 na deslocação ao terreno dos Italianos da Lazio. Na tabela classificativa, o Eintracht Frankfurt terminou com 18 pontos, à frente da Lazio com nove, do Apollon com sete, e do Marseille com apenas um ponto.

Eis todos os clubes apurados para os 16 avos de final da Liga Europa:

Villarreal (Espanha), Rapid Viena (Áustria), Genk (Bélgica), Malmo (Suécia), Sevilha (Espanha), Krasnodar (Rússia), Rennes (França), BATE Borisov (Bielorrússia). Celtic (Escócia), Slavia Praga (República Checa) e Olympiakos (Grécia) confirmaram o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa.

Juntam-se a Leverkusen (Alemanha), Zurique (Suíça), Salzburgo (Áustria), Zenit (Rússia), Dínamo Zagreb (Croácia), Fenerbahçe (Turquia), Arsenal (Inglaterra), Sporting CP (Portugal), Bétis (Espanha), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Lazio (Itália), Dínamo Kiev (Ucrânia) e Chelsea (Inglaterra), que entraram já apurados para a última jornada da fase de grupos.

A estas equipas juntam-se Club Brugge (Bélgica), Benfica (Portugal), Valência (Espanha), Galatasaray (Turquia), Inter (Itália), Nápoles (Itália), Viktoria Plzen (República Checa) e Shakhtar (Ucrânia) que transitam da Liga dos Campeões.