va-fc.com

Ligue 2: Trio lusófono do Valenciennes empatou com o Paris FC

A 34ª jornada do campeonato francês da segunda divisão de futebol, a Ligue 2, terminou na terça-feira 23 de abril. Na liderança nada mudou, o Metz lidera à frente do Brest e do Troyes. A jornada ficou marcada pelo empate sem golos do Valenciennes na deslocação ao terreno do Paris FC.

Após a derrota caseira por 5-6 do Valenciennes frente ao Béziers, a equipa do Norte da França, que conta com um trio lusófono: os lusodescendentes Laurent dos Santos e Tony Mauricio (na foto), e o franco-caboverdiano Kévin Cabral, tinha de reagir. Frente ao Paris FC no Stade Charléty, o Valenciennes acabou por empatar e sem sofrer nenhum golo.

De notar que o trio lusófono esteve dentro das quatro linhas, sendo que Laurent dos Santos e Tony Mauricio disputaram os 90 minutos.

Metz tem quatro pontos de vantagem sobre o Brest e onze sobre o Troyes

O Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 72 pontos, isto apesar do empate a uma bola, em casa, frente ao Grenoble. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o Espanhol Iván Balliu que passou por Portugal foi titular. O Metz está a apenas um ponto da subida à primeira divisão visto que tem 11 pontos de vantagem sobre o Troyes e que ainda há 12 pontos a distribuir até ao fim da época. Isto quando se sabe que os dois primeiros sobem diretamente à primeira divisão francesa.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por vencer por 0-2 na deslocação ao terreno do AC Ajaccio. De notar que Mathias Autret não apontou nenhum golo. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar agora com 68 pontos, a quatro pontos da liderança.

A terceira posição é ocupada pelo Troyes com 61 pontos, isto após o triunfo caseiro da equipa de Rui Almeida por 2-0 frente ao Red Star.

De notar que o Lorient e o Paris FC ocupam respetivamente a quarta e a quinta posição com 57 e 55 pontos. O Lorient venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Lens, enquanto o Paris FC empatou sem golos em casa frente ao Valenciennes.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com oito lusófonos: os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, enquanto o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC. O Troyes entra também neste lote com o defesa-central luso-francês, Yohan Tavares, o médio lusodescendente Claude Gonçalves, e o médio defensivo luxemburguês com origens caboverdianas, Christopher Martins Pereira.

Nenhum jogador lusófono marcou nesta jornada. Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o médio franco-português Mathias Autret do Brest lideram com oito golos marcados.