Livro da semana: “Luísa de Gusmão: a rainha espanhola que lutou pela independência de Portugal” de Isabel Machado

Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Isabel Machado, autora de “Luísa de Gusmão: a rainha espanhola que lutou pela independência de Portugal”.

Isabel Machado é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, foi professora, mas certamente que a reconhecerão como jornalista e pivô da televisão de Macau e do canal Parlamento. Em 2012, ela lançou o seu primeiro romance histórico, “Isabel I de Inglaterra e o seu médico português” e a partir daí nunca mais parou, tendo dedicado vários romances a personagens históricas femininas, tais como Vitória de Inglaterra, a rainha Constança, a rainha santa e, agora, o seu recentíssimo “Luísa de Gusmão, a rainha espanhola que lutou pela independência de Portugal”. Uma obra que nos leva aos tempos da União Ibérica, entre 1580 e 1640, e da Guerra da Restauração que se seguiu.

Talvez já tenha ouvido estas frases que ficaram na História: “É mais acertado morrer reinando do que acabar servindo” ou “Antes ser rainha por um dia do que duquesa toda a vida”. Ora, estas frases são atribuídas a Luísa de Gusmão, a nobre espanhola que casou com o duque de Bragança, o futuro D. João IV de Portugal. Ironia das ironias, este matrimónio arranjado deveria servir para garantir a perpetuação da União Ibérica, pelo menos eram esses os planos do Filipe IV de Espanha, mas, no final de contas, tornou Luísa numa das maiores apoiantes da restauração da independência de Portugal, chegando ao ponto de ter sido regente.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Isabel Machado e descubra uma protagonista que talvez tenha sido a mulher mais importante da História de Portugal.

.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)