LusoJornal / LSG

Livro “L’extraordinaire histoire du Portugal” vai ser editado em alemão

O livro “L’extraordinaire histoire du Portugal” de Sandra Canivet da Costa, com ilustrações de João Serrano, publicado pelas edições Cadamoste, vai ter uma versão em alemão a partir de março do próximo ano, anunciou a autora ao LusoJornal.

Este é um livro ilustrado que conta a história de Portugal em língua francesa. “Quando vi os meus filhos terem um certo orgulho em serem portugueses, nomeadamente depois da famosa vitória da Seleção sobre a França, eu senti a necessidade de lhes ensinar a história de Portugal” explica a autora. “Procurei um livro em francês, porque eles não sabem ler português, sabem dizer apenas algumas palavras, ora encontrei muitas coisas em português, muito boas, mas em francês não encontrei nada”.

Foi assim que Sandra Canivet da Costa deitou mãos à obra, lembrando-se que em pequena, o pai lhe comprou um livro de história de Portugal, da quarta-classe, em português, e comprou também um dicionário da Porto Editora, para ela ler o livro. “Nestas condições, nós conhecemos melhor a história da França do que a história de Portugal” constata.

Sandra Canivet da Costa não é historiadora, nem escritora, mas documentou-se, leu muitos livros, “sobretudo em inglês porque gosto do humor inglês” e inspirou-se para escrever a sua própria “extraordinária história de Portugal”.

Um dia, em Lisboa, enquanto jantava com o marido num restaurante que tinha expostas ilustrações da capital, perguntou quem as tinha feito e foi assim que telefonou ao ilustrador João Serrano, convidando-o para integrar o projeto. “Recebi uma chamada de uma senhora com um sotaque carregado francês, que queria saber da possibilidade de ilustrar este livro” confirma, sorrindo, João Serrano ao LusoJornal.

“Eu queria que eu fosse um livro para todo o público, para que os avós contem a história de Portugal aos netos” lembra a autora. “Foi uma experiência muito interessante” diz por seu lado João Serrano. “Através da internet fomos partilhando ficheiros de imagens, eu ia mostrando os esboços, correu muito bem. Foi um processo de aprendizagem para mim e para a Sandra. Não só foi um projeto remoto, como foi um projeto ambicioso, porque foi um livro inteiro, foram muitas ilustrações e foram vários meses de trabalho” conta o ilustrador.

Sandra Canivet da Costa viveu dois anos em Lisboa, viveu também em Espanha, em Reims, Metz, Orléans e mora agora em Bourges, casada com um marido Ch’ti, onde gerem uma empresa de aquecimento.

Para o lançamento de “L’Extraordinaire Histoire du Portugal” Sandra Canivet da Costa criou a sua própria editora, a Cadamoste Editions, e está agora a trabalhar com João Serrano, na versão alemã do livro, em que os dois personagens principais, Ruben e Mathilde, estão a ser transformados em Óscar e Tita.

 

O livro está à venda em muitas lojas de produtos portugueses em toda a França. A lista dos pontos de venda está disponível no site da editora, onde pode também fazer a sua encomenda.

www.cadamoste-editions.com/

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]