Luís Brito Câmara nomeou o Conselho consultivo da área consular de Lyon

Realizou-se no dia 16 de fevereiro, nas instalações do Consulado Geral de Portugal em Lyon a primeira reunião do Conselho Consultivo da área consular de Lyon, nomeado pelo novo Cônsul Geral Luís Brito Câmara.

O Conselho consultivo da área consular é um órgão que funciona junto de cada posto ou secção consular com mais de 1.000 Portugueses inscritos, que tem como função produzir informações e pareceres sobre as matérias que afetem os Portugueses residentes na respetiva área de jurisdição consular, assim como elaborar e propor recomendações respeitantes à aplicação das políticas dirigidas às Comunidades portuguesas.

O Conselho Consultivo da área consular de Lyon é composto pelos seguintes elementos:

Luís Brito Câmara, Cônsul Geral, que preside;

Luísa Dutra, Leitora do Instituto Camões;

Manuel Cardia Lima, Conselheiro das Comunidades;

João Veloso, Conselheiro das Comunidades (Auvergne);

Manuel Mendes, de St-Étienne;

Odália Novais, de Dijon;

António Teixeira, de Grenoble;

Américo Jesus, empresário de Lyon;

Paulo Valentim, empresário de Lyon;

Gil Martins, Presidente de Portugal Business Club (PBC) de Lyon;

Cláudio Pinto Fernandes, fundador e Presidente do PBC.

Os membros do Conselho, que não são remunerados, são nomeados até 180 dias após entrada em funções de cada novo titular do posto, cessando a sua nomeação com a substituição do referido titular.

O Conselho reúne ordinariamente três vezes por ano, em data a convocar pelo Presidente, e extraordinariamente por iniciativa do seu Presidente ou a requerimento de, pelo menos, um terço dos seus membros.