LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Associação cultural portuguesa de St Genis Laval… em tempos de Covid-19

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

As associações portuguesas na região de Lyon estão a viver este período de pandemia com certas dificuldades. Umas têm problemas de ordem financeira, e outras de ordem relacional, com a perda de momentos de convívio e de encontro.

A Associação Cultural Portuguesa de Saint Genis-Laval (ACPSG) tem um grupo de folclore – o Flores do Atlântico – e muitos sócios e simpatizantes. Esta associação tem no seu histórico muitos eventos culturais e também uma participação ativa na geminação entre St Genis Laval e Tortosendo, na Beira Baixa, em Portugal. Muitas exposições comerciais e culturais, foram promovidas e com grande participação dos membros da associação além da Mairie de St Genis Laval.

“No ano passado, em 2019, organizámos um encontro com os antigos Combatentes das ex-Colónias portuguesas, veio uma deleção de Portugal e participaram também antigos Combatentes de guerra franceses. Foram dois dias de partilha e de intercâmbios. Ficou planeado, para 2021, de nos voltarmos a encontrar todos em Portugal, no próximo verão, em Tortosendo” disse ao LusoJornal David Assunção, Presidente da coletividade.

“Em 2018 enfrentámos a falta de membros dançarinos no grupo de folclore. A tocata e o pequeno grupo de cantares estava ao completo, mas sem dançarinos não podíamos continuar” disse o Presidente da Direção. “Hoje, dois anos depois, estamos a recrutar pessoal para, de novo, iniciarmos as atividades do grupo de folclore. Estou confiante e penso que vamos recomeçar de novo com esta atividade”.

“A nível financeiro, temos ajuda da Mairie para os nossos locais. Nestas condições, nós não estamos em dificuldades financeiras, mas falta-nos sobretudo os momentos de convívio” confiou David Assunção.

Durante este tempo de Covid-19, e durante o confinamento, a sede da associação esteve fechada entre março e julho e agora desde outubro. Em julho passado, durante os fins de semana, a associação esteve aberta aos sócios. A agenda e a programação de eventos para o ano 2021 estão em projeto, esperando que as condições se venham a reunir, tendo as autorizações da Mairie e das autoridades civis.

Em 2020 não houve nenhuma atividade. Mesmo a festa em honra de Nossa Senhora de Fátima que é habitual realizar-se no mês de maio, teve de ser cancelada. Todas as atividades foram canceladas, desde os passeios aos festivais, passando pelos jantares e espetáculos.

 

Associação Cultural Portuguesa de St. Genis Laval

5 rue Froid

69230 St Genis Laval

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]