LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Celebração em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière

No domingo passado, dia 11 de outubro, a Comunidade católica portuguesa da região de Lyon respondeu presente, em grande número, ao convite feito pela Comissão organizadora da Peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière.

A celebração da Eucaristia teve início às 14h30 presidida pelo Padre cónego Eric Besson, Capelão e responsável pela Comunidade católica portuguesa na Diocese de Lyon, e terminou cerca das 16h30.

Este ano, as regras de higiene impostas pela Diocese e pelas autoridades sanitárias, devido à pandemia de Covid-19, a celebração resumiu-se à eucaristia, sem procissão com a imagem de Nossa Senhora de Fátima pelas ruas de Lyon, nem o tradicional Adeus à Virgem.

Ainda no decorrer desta celebração, 12 meninos que frequentam a Catequese nos dois polos da Pastoral Portuguesa – Natividade, em Villeurbanne e St. Luc, em St Foy – fizeram a Primeira Comunhão e dois deles fizeram a Profissão de Fé.

Os pais acompanhavam os meninos e foi num ambiente de festa e de recolhimento que decorreu a cerimónia de aniversário da última aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, em Fátima. A fé e a devoção a Nossa Senhora de Fátima levam milhares de Portugueses, em todas as partes do mundo, a se mobilizarem e criarem ambientes de oração e de agradecimento à Virgem Maria, “venerada e considerada a grande protetora da nação e do mundo português”.

“Esperamos, sinceramente, e fazemos votos e orações para que Deus nos ajude e nos livre o mais depressa possível desta insegurança e desta pandemia em que vivemos, com o vírus Covid-19. Não é fácil de se viver espiritualmente sem as celebrações presenciais e estamos a correr o risco de, futuramente, isso de novo volte a acontecer, como nos meses passados. Que Deus nos ajude” disse ao LusoJornal Georgina Santos, membro da Comissão Fátima Fourvière.

No final, os pais das crianças da Catequese, vindos dos dois polos de ensino, agradeceram todo o trabalho e dedicação feito pelos Catequistas na transmissão da fé aos seus filhos, com uma salva de palmas, após o discurso final do Padre Eric Besson, que salientou todo o empenho dos 11 Catequistas presentes neste dia de festa na Pastoral.

O próximo encontro, onde a fé Mariana estará de novo em foco, na cidade de Lyon, terá lugar nos dias 8 e 9 de maio de 2021, nesta mesma Basílica de Fourvière.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]