LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima na Croix Rousse

No sábado passado, dia 21 de outubro, a Comunidade portuguesa do bairro da Croix Rousse, na cidade de Lyon (69), encerrou as comemorações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, na igreja de St Bruno-les-Chartreux.

Do programa constava uma procissão das velas e a celebração da Eucaristia. A procissão das velas teve início pelas 19h00, quando os devotos participantes recitaram o Terço, percorrendo os jardins da Igreja. A procissão terminou no interior.

O Padre Mattéo presidiu, depois do Terço, à Eucaristia onde cerca de duas centenas de fiéis prestaram homenagem à Virgem Maria.

A Comunidade portuguesa que vive na Croix Rousse é, na sua maior parte, oriunda da região de Trás-os-Montes, e já há longos anos que algumas famílias se juntam nesta igreja e se organizam para festejarem Nossa Senhora de Fátima no mês de outubro. Habitualmente costumam convidar amigos e familiares para participarem nesta celebração Mariana.

Este ano, as famílias fizeram a aquisição de uma bandeira, uma cruz e lanternas para darem mais solenidade à procissão. No andor seguia a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que tem um altar nesta igreja de St. Bruno-les-Chartreux, uma igreja inscrita na lista do património da UNESCO.

No final da Peregrinação, que terminou com o tradicional adeus à Virgem, toda a assembleia estava convidada para partilhar um «copo da amizade», onde não faltaram as especialidades portuguesas, que todos ofereceram e partilharam nos Claustros do Convento adjacente à Igreja, do Convento dos Monges Cartuchos da Croix Rousse.

É também nesta igreja que a Comunidade portuguesa de Lyon pode assistir no primeiro domingo de cada mês, à celebração eucarística em português. O bairro da Croix Rousse é um bairro popular, onde a Comunidade portuguesa encontrou residência desde os anos 70 residência e aí se fixou até hoje.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]