Marcelo Rebelo de Sousa inicia hoje uma visita de dois dias a Paris

O Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa chega esta tarde a Paris e vai participar amanhã nas cerimónias oficiais do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, a convite do Presidente Emmanuel Macron.

A visita do Presidente português a Paris começa com uma visita ao Consulado Geral de Portugal onde está uma exposição da Assembleia da República sobre a Participação dos Portugueses na I Guerra. Vai depois visitar a exposição “Les contes cruels” de Paula Rego no Musée de l’Orangerie.

Marcelo Rebelo de Sousa vai ainda à Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação de Paris visitar a exposição “Gris, vide cris” de Rui Chafes e Alberto Giacometti, com uma visita guiada pelo artista Rui Chafes e pela curadora Helena de Freitas.

Esta noite o Presidente Português junta-se aos restantes Chefes de Estado que, entretanto, já terão chegado à capital para um jantar oferecido por Emmanuel Macron no Musée d’Orsay.

As cerimónias oficiais, onde participará Marcelo Rebelo de Sousa, vão ter lugar amanhã de manhã, no Arco do Triunfo e de tarde começa o Fórum de Paris sobre a Paz, na Grande Halle de La Villette, organizado pela Presidência francesa, cuja abertura, aliás, será feira por Emmanuel Macron, pela Chanceler alemã Angela Merkel e pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

Ainda no domingo, ao fim da tarde o Presidente português, junta-se aos Presidentes da Colômbia e da Nigéria, e vão participar num debate com 80 estudantes de “Sciences Po”.

Marcelo Rebelo de Sousa regressa a Lisboa amanhã ao fim da tarde.

 

[pro_ad_display_adzone id=”17510″]