LusoJornal | António Borga

Master of Port: Bastien Debono foi eleito Melhor escanção de vinho do Porto

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Bastien Debono, escanção do restaurante Veyrier du Lac, de Yoann Conte, na Haute-Savoie, ganhou esta segunda-feira, dia 8 de novembro, o título de 19° Master of Port, o concurso profissional que escolhe o Melhor escanção especialista em Vinho do Porto, sucedendo a Gaëtan Bouvier, que trabalha no restaurante Saisons, no Institut Paul Bocuse.

Esta foi a segunda tentativa para o escanção de 29 anos de idade, que já trabalhou nos restaurantes de Michel Kayser (Gard), L’Oustaou de la Baumanière (Baux-de-Provence) e Strato (Courchevel). Em 2019 foi finalista deste mesmo concurso, que acabou por ganhar agora.

A prova final do concurso teve lugar no prestigioso Cercle National des Armées, em Paris, e o troféu foi-lhe entregue na Embaixada de Portugal, pelo Embaixador Jorge Torres Pereira, mas também por Édith Cayard, Presidente do Syndicat des Grandes Marques de Porto, por Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e por Philippe Faure-Brac, Presidente da Union de la Sommellerie Française (UDSF).

Uma primeira sessão de provas foi organizada em junho, no Institut Paul Bocuse, em Écully, na região de Lyon, onde foram selecionados 8 pretendentes ao título de Master of Port. Neste domingo, dia 7 de novembro, tiveram lugar, já em Paris, as meias-finais, que selecionaram os três candidatos que foram à final do concurso.

Para além de Bastien Debono, foram à final Antoine Lehebel, 39 anos, escanção do restaurante Bon-Bon, em Woluwe-Saint-Pierre, na região de Bruxelas, e Maxim Plumier, aprendiz de escanção no restaurante La Palme d’Or, do Hotel Martinez, em Cannes. Antoine Lehebel também tentava o concurso pela segunda vez e Maxim Plumier foi o mais jovem participante no concurso, com apenas 22 anos de idade.

Face ao público e sobretudo ao júri, os finalistas do concurso tiveram de dar as ordens dos vinhos provados, as temperaturas de serviço dos diferentes Portos, propor os pratos que devem acompanhar Vinhos do Porto e, inversamente, propor Vinhos do Porto que devem acompanhar um menu específico, entre outras provas.

Depois, tiveram de responder às perguntas dos Presidentes das instituições parceiras deste concurso. O Presidente do IVDP quis saber qual a data de criação daquela instituição, que aliás os finalistas visitaram durante uma viagem ao Porto e à região do Douro. Por outro lado, o Presidente da UDSF preparou perguntas sobre a geografia da região do Douro.

“O Porto é um dos vinhos mais complexos e mais ricos que pude estudar” diz Bastien Debono. “É um universo apaixonante onde a vinha se cruza com um espaço único e com uma história intimamente relacionada com os homens que a cultivam. Apaixonei-me mesmo pelos Vinhos do Porto e pela cultura portuguesa”.

Em paralelo ao concurso Master of Port, foi entregue o Prémio especial do júri para a criação de um cocktail original com Vinho do Porto a Anthony Bouitka, escanção do restaurante Le Clair de la Plume, em Grignan, que preparou a receita “Honey Portomme”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]