Mensagem do Secretário de Estado das Comunidades por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades

[pro_ad_display_adzone id=”41082″]

Hoje celebramos Portugal.

Celebramos a língua e a cultura portuguesas.

Celebramos a herança de largos séculos de um povo que transformou a coragem numa força inabalável que quebrou medos e barreiras, unindo povos e mundos.

Um povo que tem presença nos 5 continentes com um legado rico, feito de histórias inspiradoras de querer, de ambição, mas também de orgulho.

Celebramos a epopeia de portuguesas e portugueses que, em Portugal como fora do nosso país, inspiram gerações após gerações, a cultivar os princípios que definem a nossa forma de ser e de estar no mundo com qualidades humanas reconhecidas e uma solidariedade que nos enobrece com povo e eleva como nação.

E é também o dia em que homenageamos a diáspora, a extensão viva e tangível, e apaixonada de Portugal.

Cinco milhões de portugueses, embaixadores da lusofonia, da nossa cultura e da nossa língua, influenciadores da portabilidade que levam Portugal ao mundo, trazendo mundo a Portugal, que estendem as nossas fronteiras e que contribuem para a economia, a cultura, para um Portugal mais moderno e próspero.

Neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas, quero deixar uma mensagem especial para quem sinta o país fora das fronteiras territoriais, mas que pisa este mesmo chão comum.

Portugal valoriza a sua diáspora, parte integrante da Constituição do nosso país. Desse facto são exemplo as celebrações oficiais que, à semelhança de anos anteriores, incluem programa oficial em países com Comunidade portuguesa expressiva.

Este ano, na África do Sul, com a presença do Governo e de sua excelência o Presidente da República. Portugal reconhece e respeita a diáspora e empenha-se muito ativamente no diálogo recíproco e no reforço do vínculo das Comunidades portuguesas com o seu país. Com uma aposta no ensino da língua portuguesa que este ano dá um salto tremendo com o investimento transformador na digitalização, com entrega de 23.000 tablets, com plataformas de conteúdos pedagógicos, para o ensino da língua portuguesa no estrangeiro, mas também com o apoio ao movimento associativo, a verdadeira cola das nossas comunidades, aumentando – e este ano aumentámos – em 15% o investimento do Estado português relativamente ao ano de 2022.

E estamos mais presentes para os portugueses mais desfavorecidos, com ferramentas de apoio social a idosos e carenciados no estrangeiro, que temos vindo continuadamente a reforçar.

Esta ocasião marca também uma maior aproximação da Administração pública aos cidadãos portugueses no estrangeiro. Fica disponível, na sua primeira fase de desenvolvimento, o Consulado Virtual que vai desmaterializar vários atos consulares, que agora passam a ser feitos através de um computador ou de um telemóvel.

É a primeira fase de um caminho rumo a mais comodidade, eficiência e rapidez na relação da diáspora com os serviços do Estado.

E continuaremos a estimular o regresso e o bom acolhimento de quem decidiu voltar à sua terra, com programas e instrumentos que têm provado ter uma grande validade para quem pretende regressar.

Neste dia especial, agradeço a colaboração de todas e todos os que também têm responsabilidades na diáspora, sejam aqueles que exercem funções na nossa rede consular e nas nossas embaixadas, ou os representantes de instituições associativas e de solidariedade, que fazem um trabalho absolutamente extraordinário, contribuindo para cuidar, integrar portugueses no estrangeiro.

Um abraço fraterno a todos os Portugueses e a todas as Portuguesas

Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.

.

Paulo Cafôfo

Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]