MF Rádio: uma rádio na região de Paris que nasceu durante o confinamento

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O cantor Manuel Campos e o animador de eventos Manuel dos Santos lançaram, no passado dia 30 de outubro, uma rádio digital intitulada MF Radio. A rádio tem um estúdio principal a norte da cidade de Meaux (77) e dirige-se essencialmente a um público lusófono da região parisiense.

Esta é uma rádio que nasceu do confinamento. “O confinamento também trouxe coisas boas”, ri Manuel Campos. “Há cerca de 10 anos que nos encontrámos e já nessa altura falávamos de uma rádio digital, o nosso sonho era abrir uma rádio” explicou por seu lado Manuel dos Santos.

Fabien, o filho de Manuel dos Santos, trabalha em comunicação, no mundo da rádio. Juntou-se ao pai e a Manuel Campos e, os três, lançaram a MF Rádio. “Como não é uma rádio em FM, decidimos chamar-lhe MF Rádio”.

Manuel Campos é artista. Em 2021 vai comemorar 10 anos de carreira já que começou em 2011 com o disco “Diz-me tudo amor”. Entretanto já editou 6 discos em 9 anos. O último concerto que deu foi para a comemoração do Dia internacional da mulher, no dia 7 de março, e desde então tem estado ausente dos palcos. “Tenho 35 datas adiadas para 2021, elas não foram canceladas, todas as datas foram adiadas. Em 2021 espero poder retomar a atividade e subir aos palcos para distribuir a alegria de cantar para as pessoas” diz ao LusoJornal.

Quanto a Manuel dos Santos, a paixão pela rádio chegou muito cedo. Quando ainda adolescente, esteve numa rádio, em Meaux, a traduzir uma entrevista com o jogador de futebol Eusébio. “Era uma rádio francesa, eles precisavam de um tradutor e eu fiz a tradução da entrevista ao Eusébio” conta ao LusoJornal. Depois da entrevista acabou por fazer programas em português nessa mesma rádio. “Levava uns discos e umas cassetes do meu pai e lá ia eu de bicicleta, fazer programas na Rádio Meaux”.

Manuel dos Santos costuma ainda contar uma experiência de um programa no Rádio Clube Português, em Villejuif, com Carlos Duarte, e depois na Rádio Eglantine.

Depois disso Manuel dos Santos trabalhou com várias webrádios em Portugal, em França comprou material de mixagem e reconverteu-se na animação de eventos: casamentos, batizados e festas em associações. Também nesta área não há trabalho porque praticamente todos os eventos foram suspensos.

Foi o contexto atual, com mais disponibilidade, que deu um empurrão à criação da rádio. Enquanto numa rádio FM é necessário obter autorização junto do Conselho Superior do Audiovisual (CSA) e o processo pode ser longo, neste caso foi apenas necessário criar uma associação sem fins lucrativos e fazer as devidas declarações junto da SACEM. Tecnicamente e administrativamente é tudo muito mais fácil. “Nós gostávamos muito de obter uma licença de emissão em DAB” diz Manuel Campos.

É por isso que, apesar da MF Rádio ser uma webrádio, os três fundadores decidiram montar um estúdio profissional. “Tenho dado entrevistas a muitas rádios que não têm um material tão profissional como o da MF Rádio” afirma Manuel Campos.

Claro que uma rádio digital pode ser ouvida no mundo inteiro, mas Manuel dos Santos confirma que o público alvo são os lusodescendentes da região parisiense. Por isso a rádio é bilingue e os “genéricos” são praticamente todos em francês.

O programa da manhã, com Manuel dos Santos, chama-se “Café Show”. “É o momento de acompanhar os nossos ouvintes até ao trabalho, entre as 6h00 e as 10h00. O programa da tarde, com Manuel Campos, “Manu et l’élite du moment”, entre as 18h00 e as 20h00, passa essencialmente sucessos do momento, portugueses, franceses ou outros. E entre as 21h00 e as 6h00 da manhã, durante toda a noite, a rádio passa os grandes clássicos da música portuguesa.

Todos os 30 minutos, durante o programa da manhã e durante o programa da tarde, há noticiários sobre a atualidade francesa e em breve será lançado um noticiário desportivo.

Todo o projeto é financiado pelos fundadores da MF Rádio, na esperança que, mais tarde, a rádio possa ter mecenas e clientes para publicidade. “Por enquanto, fazemos isto por paixão”.

Enquanto esperam pelas aplicações para Apple e para Androïd, Manuel Campos diz que “eu gostava que a nossa rádio fosse tocada em todos os supermercados portugueses aqui em França, mais essencialmente na região de Paris” e já iniciaram as negociações com alguns deles.

Para mais tarde, quem sabe lá para finais de 2021, fica o sonho da criação de um Festival MF Rádio, na região parisiense, com música portuguesa, claro.

 

www.mfradio.fr/

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]