LusoJornal | Mário Cantarinha

Miguel Costa nomeado Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse

Miguel Costa, até agora responsável pelo setor cultural e associativo no Consulado Geral de Portugal em Paris, foi nomeado pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas para assumir as funções de Vice-Cônsul de Portugal em Toulouse. Deve assumir funções a partir do dia 1 de setembro.

Miguel Costa vai substituir Paulo Santos, que cumpriu duas missões de serviço de três anos cada uma, e que viu a sua última missão prolongada por alguns meses depois do atentado de Carcassone, que feriu gravemente um cidadão português. Na altura José Luís Carneiro disse ao LusoJornal que o Vice-Cônsul teria de continuar em missão «por mais algum tempo», para acompanhar a situação do cidadão de foi hospitalizado em coma e que necessitou de apoio consular português.

O despacho do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas data de 28 de maio, mas só agora foi publicado em Diário da República e designa «em regime de comissão de serviço, o assistente técnico António Miguel Aguiar Rodrigues da Costa, do mapa único de Pessoal dos Serviços Periféricos Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, no cargo de titular do Vice-Consulado de Portugal em Toulouse».

Miguel Costa nasceu a 17 de janeiro de 1977, em Viseu, é casado e tem um filho.

Segundo o anexo do Despacho do Secretário de Estado das Comunidades, publicado em Diário da República, é licenciado em Ciências Químicas e do Ambiente – Ramo de Química Aplicada pelo Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu – Instituto Jean Piaget, em 2005, com média final de 14 valores. Completou o VI Curso de Política de Defesa para jovens do Ministério de Defesa Nacional em 2006. Concluiu o primeiro ano do Mestrado em Ciências Forenses da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2007, com média final de 14 valores. Obteve o Certificado de Aptidão Profissional de Formador do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, em 2007.

Antes de ter ingressado nos quadros do Consulado Geral de Portugal em Paris, Miguel Costa lecionou as disciplinas de Hidrologia e Técnicas de Laboratório no Instituto Jean Piaget em Viseu, entre 2006 e 2007, foi bolseiro em projeto de Investigação «Desenvolvimento de um Sensor Químico Ótico para a Determinação de Compostos Orgânicos Voláteis», no Instituto Piaget em Viseu, entre 2006 e 2007.

Depois veio para a região de Paris, onde foi professor no ensino associativo em França, no Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir – Casa de Portugal, entre 2007 e 2011, instituição que presidiu até ao ano passado. Foi colaborador na empresa francesa de construção Jap Eurl, entre 2008 e 2009.

No Consulado Geral de Portugal em Paris coordenou a realização de centenas de eventos culturais e deu apoio a muitas associações portuguesas da região parisiense.