Ministra Geneviève Darrieussecq presta homenagem a Aristides de Sousa Mendes em Bordeaux

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A Ministra francesa delegada à Memória e aos Antigos Combatentes, Geneviève Darrieussecq, confirmou a sua presença na homenagem que vai ser prestada ao antigo Cônsul Aristides de Sousa Mendes, em Bordeaux, ao mesmo tempo que em Lisboa serão prestadas homenagens oficiais ao antigo diplomata no Panteão Nacional. A informação foi confirmada ao LusoJornal pelo Vice-Presidente do Comité Aristides de Sousa Mendes, Manuel Dias.

Numa primeira fase tinha sido anunciado que a cerimónia seria presidida pela Préfête da Região.

A cerimónia vai ter lugar no dia 19 de outubro, terça-feira, às 11h00, na esplanada Charles-de-Gaulle, Jardins de Mériadeck, em Bordeaux, precisamente em frente do busto de Aristides de Sousa Mendes.

Desde 1987 que o Comité Sousa Mendes presta homenagem ao Cônsul que passou vistos a 30.000 pessoas em 1940, salvando-as das barbaridades dos Nazis, mesmo sabendo que estava a desobedecer às diretivas de Salazar. “A partir de agora darei vistos a toda a gente, sem olhar a nacionalidade, raça ou religião” disse na altura.

O Comité Aristides de Sousa Mendes de Bordeaux organiza uma série de eventos para marcar esta data. Ver artigo completo AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]