Mónica Marques, decoradora de interiores e fundadora de “Diosa Home”

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

Mónica Marques, francesa de origem madeirense e angolana, é a Presidente de Diosa Home, uma agência de decoração de interiores em França. O percurso de Mónica Marques começou no setor do imobiliário, onde ela teve que evoluir num meio maioritariamente masculino. Mais tarde, encontrou a sua verdadeira vocação com Diosa Home, uma agência que se destaca graças a uma proposta única: usar a decoração e o arranjo de interiores não só num âmbito estético ou funcional, mas também para desbloquear situações e trazer o bem-estar.

Numa entrevista de Sylvie das Dores para o programa “Mulheres de Negócios” do LusoJornal, em parceria com o movimento “Mulhetes de Negócios PT”, Mónica Marques explicou a sua relação à lusofonia. Ela nasceu em Angola, mas vive em França desde os dois anos de idade. Todos os familiares da mãe eram madeirenses, mas foram para Angola há três ou quatro gerações. Foi em Angola que a mãe conheceu o pai, que estava a fazer o serviço militar naquele país. Com a guerra da independência, em 1975, a família de Mónica Marques teve de ir embora. Ela tinha um ano e meio. Passaram rapidamente por Portugal antes de vir para França, porque o pai já cá tinha família.

Agora, Mónica Marques mora numa pequena aldeia em Seine-et-Marne (77), na períferia de Paris.

Mónica Marques é jurista de formação, mas também tem um Mestrado em construção e urbanismo. Trabalhou durante mais de vinte anos em vários postos do setor do imobiliário, principalmente na promoção imobiliária. A evolução na carreira permitiu-lhe trabalhar como Responsável de desenvolvimento, Responsável operacional, Diretora de relações, e como Chefe de projetos de ordenamento do território e urbanismo. Há seis anos, abriu em paralelo uma estrutura de transação imobiliária.

Mas em todos esses postos, Mónica Marques não se sentia no seu lugar, sentia que alguma coisa lhe faltava, que fazia parte da sua personalidade, da sua alma. Ela não encontrava em nenhum dos seus trabalhos a importância do ser humano, assim como “participar a fazer o bem, ajudar as pessoas através do seu bem-estar”.

Decidiu então mudar de ramo, e frequentou uma escola de arquitetura e decoração de interiores. Em 2017 abriu sua própria agência de decoração de interiores, a “Diosa Home”.

Mónica Marques gosta da decoração desde muito cedo: tem uma paixão pelo património histórico, as pedras, as casas, a arte… A casa para ela é “o inconsciente das pessoas, o espelho da alma”. Então, interrogou-se precisamente como juntar o imobiliário, a decoração, e a ajuda às pessoas. Foi assim que criou “uma agência que oferece uma perspectiva única sobre a decoração de interiores”.

Mónica Marques tem a particularidade de ter uma grande “intuição”, que lhe permite responder aos desejos, às vezes inconscientes, dos clientes. Desde pequenina teve “intuições e visões”, consegue “entrar no inconsciente das pessoas”. “Pensei em utilizar este dom e através dele propor às pessoas uma decoração que permita o desenvolvimento pessoal, o bem-estar” disse ao LusoJornal. “Diosa Home concilia arquitetura e decoração clássicas: ajudar a fazer a ergonomia dos quartos, decorar, com um trabalho invisível, intuitivo, com as energias, para fazer com que as pessoas sejam felizes dentro da casa”.

Diosa quer dizer deusa em espanhol. Mónica Marques acha que “todos, homem, mulher ou meninos, temos uma deusa dentro de nós. A finalidade do meu trabalho é de encontrar essa deusa que nós temos dentro, para o equilíbrio e o bem-estar de todos. Para sentir-se bem em casa, é preciso olhar no inconsciente e visualizar as energias presentes na casa”. Mónica Marques diz que “a decoração é muito importante, nós não imaginamos o impacto que pode ter sobre a saúde mental e física. A decoração pode ter muitas consequências positivas, ou negativas, sobre o bem-estar das pessoas”.

Por exemplo, Mónica Marques ajudou uma criança que não conseguia dormir no seu quarto. “Eu entrei em contato inconsciente com ele, e vi as coisas no seu quarto das quais ele tinha medo, sem o saber. Hoje o menino já não tem medo e consegue dormir”. Mónica Marques não quer só ajudar as pessoas a comprar os móveis e escolher uma cor seguindo um estilo ou uma moda. Ela quer entrar em contato inconsciente com as pessoas para propor uma cor, um objeto, um arranjo que permitam desbloquear situações.

Diosa Home propõe vários serviços em toda a França e também no estrangeiro, tudo baseado sempre com a intuição de Mónica Marques: aconselhamento na compra de bens imóveis, ‘coaching deco’ (aconselhar sobre as cores, os móveis, o arranjo, e depois fazer um book para o cliente poder inspirar-se), acompanhamento da conceção até a realização completa dos obras (planos en 2D, 3D, realização e seguimento dos trabalhos), serviços para empresas (eventos) e particulares (aniversários, casamentos, batizados), Feng Shui (método Chinês que ensina como dispôr a nossa casa para deixar a energia do bem-estar circular)…

Ver a entrevista AQUI.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]