Na Cozinha do Vítor – Bacalhau Espiritual

O Natal está a poucas semanas de chegar e esta é a terceira receita adaptada à época festiva que se aproxima.

Pois é! Esta receita faz mesmo maravilhas. Se gosta de bacalhau, então tem mesmo de preparar esta receita de bacalhau espiritual. Os fãs de bacalhau com natas não resistem a esta receita, se já está farto do Bacalhau tradicional, esta pode ser uma boa alternativa para a ceia de Natal, mas cuidado se a sua família está mesmo habituada às tradições, é melhor fazer esta receita para o Ano Novo.

Nunca se esqueça que alimentar-se de forma equilibrada tem muitos benefícios.

 

Ingredientes

(para 4 pessoas)

2 postas de bacalhau

500 g miolo de pão

100 g de queijo ralado

2 cenouras

2 cebolas

3 dentes de alho

5 dl de molho bechamel

0,5 dl de azeite

Noz-moscada q.b.

Sal e pimenta q.b.

 

Preparação

Para preparar esta receita de bacalhau espiritual, coza as postas de bacalhau em água com sal, pimenta e noz-moscada. Depois retire, rejeite peles e espinhas, desfie e reserve. Corte o pão em pedaços e demolhe-os na água de cozer o bacalhau. Escorra e reserve.

Descasque as cebolas, as cenouras e os dentes de alho, corte as cebolas em meias-luas, rale as cenouras e pique os dentes de alho. Reserve.

Num tacho aqueça o azeite, junte as cebolas, os dentes de alho e as cenouras e deixe refogar muito bem. Junte o pão bem escorrido, o bacalhau e o molho bechamel, retifique os temperos e envolva. Verta para um tabuleiro, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até ficar douradinho. Retire e sirva decorado a gosto.

 

Sugestão: Acompanhe com uma salada de Alface e algumas folhas de rúcula e umas rodelas de tomate, temperando apenas com uns cristais de flor de sal e umas gotas de vinagre, não se esqueça de um fio de azeite… com umas rodelas finas de cebola.

Atenção: Se sobrar algum bacalhau no final da refeição algo de errado aconteceu…

Hipótese 1: Os seus convidados não gostaram. Tem a certeza que leu bem a receita?

Hipótese 2: Fez muito e os seus convidados ficaram com a barriga cheia. É o mais provável.

Hipótese 3: O seu aperitivo e as entradas estragaram o prato principal, para a próxima reduza para metade essas etapas da refeição.

Vinho: Para acompanhar este Bacalhau, eu sinceramente acho que um Vinho Verde bem fresquinho cai que nem uma uva,… perdão como uma luva.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]