Noite de S. João em Troyes

Foi no fim do mês passado que, pela primeira vez, os Portugueses de Troyes festejaram a Noite de S. João, no parque de estacionamento, frente ao Minimercado “Luso Super” (37 rue des Bas Trévois), em Troyes (10).

Umas 1.600 pessoas participaram com muita alegria neste serão. A sardinha assada, a cerveja portuguesa, o Vinho do Porto e a inesquecível música portuguesa, fizeram esquecer por várias horas a saudade daquele país que fica a 1.500 km.

Estiveram no arraial, Portugueses dos quatro cantos da região, mas também cantores, um grupo folclórico, um conjunto, e ainda para animar a festa, entre outros, o apresentador de televisão José Figueiras, da SIC.

Além de haver nesta cidade um outro Minimercado de produtos só portugueses – o “Mercadinho do António”, na zona Industrial de La Chapelle Saint Luc, a poucos metros da fábrica Michelin – encontra-se na mesma rua o “Restaurante Luso”, de Francisco Rodrigues, que organizou esta Festa de S. João, acompanhado da esposa, do filho e de uma jovem e simpática equipa portuguesa de 14 elementos, divididos entre o Super e o Restaurante Luso.

O restaurante abriu em maio, e é apreciado também pelos Franceses. É mais um local de convívio, onde a música portuguesa está presente em todas as refeições.