LusoJornal / Jorge Campos

Nossa Senhora de Fátima em Brignais (69)

No domingo dia 17 de maio, a Associação cultural e desportiva de Brignais organizou uma celebração de agradecimento em honra de Nossa Senhora de Fátima na igreja paroquial de Brignais (69) nos arredores de Lyon.

O evento iniciou com a celebração da Eucaristia às 9h00 da manhã, seguida da procissão nas ruas de Brignais, e pelo lado profano o estádio acolheu uma tarde de folclore e de baile. Petiscos à portuguesa também foram propostos a todos os que quiseram neste dia visitar Brignais.

“Somos algumas famílias que já desde o ano 1990, ano em que a Associação ofereceu esta imagem à Paróquia, preparamos esta festa de homenagem à Virgem Maria. O enfeite do andor e toda a organização com a comunidade francesa que também participa, assim como o grupo coral. Estamos agradecidos a todos os que ajudaram para que mais uma vez tudo corresse bem” disse Alice Santos ao LusoJornal. “Em janeiro próximo festejaremos os 30 anos desta peregrinação da Comunidade portuguesa aqui em Brignais. O Presidente Carlos Ferreira e toda a equipa de Direção deu-nos todo o apoio que necessitamos”.

A população portuguesa na cidade de Brignais, é muito numerosa, e tem como ponto de encontro a associação, onde funciona um grupo de folclore como principal atividade, além dos encontros de festa e de lazer dos seus sócios, nos locais da associação.

“Por minha parte será a minha última participação nesta peregrinação, pois vou partir de Brignais, mas deixo já a Comunidade na companhia do Padre Dignot, meu sucessor, e que sempre estará à escuta da Comunidade portuguesa no futuro” informou o Padre Gael, atual pároco de Brignais.

As duas Comunidades – portuguesa e francesa – neste mês de maio, mês de Maria, juntam-se para recitarem o Terço todos os dias das 17h30 às 18h30 na igreja paroquial onde a imagem de Nossa Senhora de Fátima está exposta todo o ano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]