Novo responsável da Comunidade católica portuguesa de Lyon é o padre Matteo Lo Gioco

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

A Comunidade católica portuguesa da Diocese de Lyon acolheu o seu novo responsável, o padre Matteo Lo Gioco.

Após a demissão do Capelão Eric Besson, em setembro de 2021, o padre Matteo Lo Gioco, da Paróquia de St. Bruno, no 1° bairro de Lyon, acolheu desde essa data a Comunidade católica portuguesa e continuou a celebrar a Eucaristia dando apoio e um local de acolhimento.

Uma nova página abre-se na vivência da espiritualidade católica no seio da Comunidade portuguesa na Diocese de Lyon. A situação estava incerta e sem futuro em curto prazo, mas agora, após múltiplos pedidos formulados pelos responsáveis da Comunidade, ao nível da Diocese, e também junto do Pároco Matteo, a Diocese tomou a decisão de o nomear como responsável da Comunidade católica portuguesa daquela Diocese.

Esta notícia foi revelada no dia 20 de janeiro, mas com efeito a partir do 1° de janeiro de 2023.

“Claro que aceito esta minha nomeação com muita alegria e prazer, pois é evidente que a Comunidade precisa de muito apoio, de novas propostas, e de novos caminhos para viver a fé cristã” disse o padre Matteo ao LusoJornal. “Agora espero que a Comunidade responda presente nestas atividades, e que possa participar em todas as atividades que eu lhes venha a propor no seio da minha missão pastoral. A Comunidade pode, e tem que ser ela, a ser também evangelizadora, esta é a missão de base de cada cristão. Eu estarei sempre presente para os ajudar e encaminhar”.

As propostas do Padre Matteo ao nível dos sacramentos são a preparação ao matrimónio, quer se realizem em França ou em Portugal, assim como aos batizados, à catequese para adultos e ao sacramento para adultos da Crisma e do Batismo. E toda a preparação dos documentos e processos a serem enviados para Portugal.

Hoje é celebrada uma Eucaristia por mês e foi sugerido que se passasse a dois domingos por mês – no primeiro e no terceiro domingo – e mais tarde todos os domingos, se a Comunidade formular esse pedido.

“Hoje ainda, temos muitas pessoas e famílias a chegarem de Portugal, pois esta proposta do Padre Matteo é muito importante para os recém-chegados, assim eles encontram nesta paróquia a possibilidade de continuarem a viverem a sua devoção e fé num ambiente português” disse Georgina Santos, membro da Comunidade.

O padre Matteo Lo Gioco fez o esforço nestes últimos meses de aprender o português e hoje celebra a santa missa em língua portuguesa, pelo qual a Comunidade portuguesa lhe tem sido “muito grata”.

“Eu sou filho de imigrantes italianos dos anos cinquenta e compreendo bem as necessidades da imigração portuguesa hoje, pois eu vivi a falta de acolhimento que os meus pais e os outros italianos sentiram nessas datas” disse ainda o Padre Matteo.

A próxima missa em St. Bruno está agendada para dia 5 de fevereiro, às 9h00.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]