CG Bordeaux

O Maire de Bordeaux mandou corrigir as placas na rua Aristides de Sousa Mendes

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Esta segunda-feira, dia 18 de outubro, às 11h00, o Maire de Bordeaux, Pierre Hurmic organizou uma receção nos Salões nobres do Hôtel de Ville, para homenagear Aristides de Sousa Mendes que vai ter hoje, em Lisboa, honras de Panteão Nacional.

Depois da receção, foram inauguradas as novas placas da rue Aristides de Sousa Mendes e da Escola primária com o nome do Diplomata português que, durante a II Guerra mundial decidiu desobedecer às ordens de Salazar para salvar milhares de pessoas que fugiam à perseguição nazi, passando-lhes vistos de entrada em Portugal.

“As placas tinham erros. Por exemplo Aristides não tinha o s” explicou ao LusoJornal Manuel Dias, do Comité Aristides de Sousa Mendes.

No momento de inauguração das novas placas, no bairro de Chartron, estavam presentes os representantes do Comité Aristides de Sousa Mendes, o Conselheiro das Comunidades Valdemar Félix Camarinha e o atual Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes. Estavam também presentes muitas crianças da escola primária que leva o nome do antigo Cônsul.

Ao fim da tarde, foi projetado, no Rocher de Palmer, em Cenon, o filme “L’héritage d’Aristides”, de Patrick Séraudie (Pyramide production).

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]