O que fizeram as crianças durante o confinamento?

No contexto atual de pandemia, os professores de Português em França e os respetivos alunos tiveram de se adaptar ao ensino à distância. O vocabulário relacionado com o Coronavírus e as atividades feitas durante o confinamento constituíram para alguns professores matéria de trabalho com os alunos.

As diferentes tarefas propostas permitiram o uso pragmático da língua e criaram condições para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos. Muitos alunos testemunharam como viveram este momento histórico.

Os seus testemunhos foram difundidos oralmente pela rádio Alfa. Aqui divulgamos alguns dos seus testemunhos escritos.

 

Olá! Eu chamo-me Léonie, tenho nove anos e moro em Epinay-sous-Sénart. Durante o confinamento, eu fiz o trabalho da escola e várias atividades. Ajudei os meus pais a fazer bolos e arrumar a casa. Li livros para a escola mas também para o meu prazer. Gostei de jogar consola, ver televisão e fazer várias atividades.

 

Olá! Eu chamo-me Chloé, tenho 9 anos moro em Vigneux-sur-Seine. Durante o confinamento telefonei aos meus avós. Ajudei os meus pais. Li livros como “Studio danse”. Gostei de fazer jogos em família. Não gostei de ficar em casa. Senti saudades do professor e dos amigos. Tenho medo de ter o Coronavírus. Acho que tudo vai ficar bem. Vamos encontrar um medicamento.

 

Olá! Chamo-me Léana, tenho 14 anos e moro em Vigneux-sur-Seine. Durante o confinamento participei nas aulas à distância e eu fiz muitos bolos. Ajudei os meus pais em casa. Li livros. Gostei de fazer bolos. Não gostei de fazer exercício físico. Senti saudades dos meus amigos da escola. Tenho medo que os meus avós fiquem doentes. Acho que vai ficar tudo bem.

 

Olá! Chamo-me Betty, tenho 9 anos, moro em Brunoy. Durante o confinamento eu toquei guitarra e fiz bolos. Ajudei os meus pais a fazer pão, não li livros, mas fiz “tik tok”. Gostei de dormir até tarde.

 

Olá! Chamo-me Nina, tenho 9 anos, moro em Brunoy! Durante o confinamento eu joguei consola e fiz trampolim. Não ajudei os meus pais e não li livros. Gostei de ficar com os meus pais.

 

Olá! Chamo-me Julie, tenho 13 anos e moro em Brunoy. Durante o confinamento eu ajudei os meus pais, participei nas aulas à distância e fiz trabalho da escola. Não li livros, mas joguei consola e gostei de telefonar para os meus amigos. Não gostei de ficar em casa, senti saudades dos meus amigos e tenho medo do Coronavírus.

 

Olá! Chamo-me Carlo, tenho 12 anos e moro em Crosne. Durante o confinamento fiz os trabalhos da escola. Ajudei os meus pais no jardim e um pouco em casa. Não li livros, mas joguei em família. Gostei de jogar consola. Não gostei de ficar em casa porque não podia divertir-me com os meus amigos. Senti saudades de ir à escola. Tenho medo de ter o Coronavírus. Acho que a vida vai mudar, muitas coisas vão ser diferentes.

 

Olá, eu chamo-me Enzo tenho 12 anos moro em Yerres. Durante o confinamento eu joguei PS (Play Station). Eu fiz desporto e cozinhei com a minha família. Eu ajudei o meu pai para refazer o nosso terraço. Eu li livros e BD. Eu não gostei de estar sempre em casa. Eu senti saudades de não ver os meus amigos. Tenho medo que um membro da minha família apanhe o Coronavírus. Acho que depois da epidemia o mundo voltará como antes.

 

Olá! Chamo-me Ruben, tenho 8 anos e moro em Brunoy. Durante o confinamento fiz a minha lição de casa e joguei futebol. Não ajudei os meus pais. Li livros. Gostei de brincar no meu jardim.

 

Olá! Eu chamo-me Cassandra, tenho treze anos e moro em Yerres. Durante o confinamento eu fiz os trabalhos da escola, fiz jogos em família, fiz exercício físico, toquei o meu instrumento preferido. Eu senti saudades das minhas amigas.

 

Vídeo Flavio – CM1- Brunoy:

https://youtu.be/C140UJ3f1-w

 

Trabalho realizado com a cumplicidade de Adelino Oliveira de Sousa, Professor de Português EPE

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]