Basílica de Fourvière
Basílica de Fourvière

Obras na Basílica de Fourvière para celebração do Centenário de Fátima

A Comissão da peregrinação a Nossa Senhora de Fátima em Fourvière, na cidade de Lyon (69), realizou várias reuniões para preparação e organização das cerimónias dos dias 13 e 14 de maio, onde se comemora o Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria, em 1917.

“Já estão concluídos os trabalhos de limpeza e de pinturas que renovaram o altar da Virgem Maria, na cripta de S. José, na Basílica de Fourvière” explica Georgina Santos. “Estes trabalhos foram custeados com donativos e alguns fundos existentes na Comissão”.

Georgina Santos explicou ao LusoJornal que já está definida toda a organização para estes dois dias. O Padre Paulo Lima, que vem de Viana do Castelo, vai passar cerca de cinco dias em Lyon e será “o animador e o pregador nestes dias, acompanhado do Padre Eric Besson, o nosso Capelão. Este ano quisemos também associar nestes festejos as cidades dos arredores de Lyon onde o culto a nossa Senhora de Fátima também é feito”. Estão previstas delegações de Brignais, Saint Genis Laval, Montluel, Belleville, Neuville, Feyzin e Bourgoin. “Delegações de cada cidade participarão nas procissões e assim estaremos unidos em oração com Fátima, em Portugal” declarou ao LusoJornal Georgina Santos.

A Comissão tem cerca de vinte e cinco membros, alguns estão presentes desde 1965, ano em que algumas famílias portuguesas se lembraram de festejar e honrar Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière. Mais tarde, nos anos 80, foi lhes dado um altar na cripta de S. José, e foi assim que a Comunidade portuguesa de Lyon iniciou a presença naquela que é a cripta dos altares cultuais à Virgem Maria, de diferentes países do mundo, desde o México ao Líbano, passando pelo Sri Lanka, e vários países da Europa, como a Polónia e a Itália. A Cripta preencheu-se destes diferentes altares em honra da Virgem Maria, e é assim que no decorrer do ano, as Comunidades destes países, em datas pré-agendadas, festejam e honram Maria Mãe de Deus e dos Homens.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]