Opinião: Porque apoio o voto no Partido Socialista pelo círculo da Europa


Votar no PS nas próximas eleições legislativas e na lista do círculo da Europa é fundamental para garantir um futuro mais justo e sustentável para todos os Portugueses, os que residem em Portugal e aqueles que estão fora de Portugal.

O Partido Socialista assumiu um compromisso claro com as nossas Comunidades ao escolher para candidatos a Deputados pelo círculo da Europa, Portugueses oriundos da diáspora, os únicos que poderão garantir na Assembleia da República, depois de eleitos, que as vozes dos Portugueses fora de Portugal sejam ouvidas e consideradas nas decisões políticas, assegurando a defesa dos interesses e desafios específicos das nossas Comunidades.

A nossa voz na Assembleia da República é crucial para criar soluções que respondam aos desafios que nos são comuns, nomeadamente no que respeita, entre outras matérias:

– Ao acesso aos serviços consulares, que deve ser facilitado e mais eficaz, com um investimento maior no apoio aos cidadãos, em questões de ordem social, de cidadania e mobilidade.

– À promoção da Cultura e da Identidade Portuguesa na Europa e no Mundo, reforçando a visibilidade da comunidade portuguesa e os laços com os países de origem.

– À promoção da língua portuguesa nas escolas e universidades, através de políticas de ensino credíveis e um sistema de bolsas de estudo, incentivando mais pessoas a aprender o português.

– À implementação do voto eletrónico, que tornará o processo eleitoral mais simples e eficiente, especialmente para aqueles que residem em áreas remotas, através de uma plataforma intuitiva e de fácil navegação, para que todos, independentemente da sua familiaridade com as novas tecnologias, possam exercer o seu direito de voto, com confiança. O voto eletrónico pode ser integrado a sistemas de identificação digital existentes, facilitando o acesso ao registo e à autenticação dos potenciais eleitores.

Por todas estas razões e estas são apenas algumas entre muitas outras, apoiar a lista do PS pelo círculo da Europa, constituída por cidadãos que residem na Europa, com experiência e competência na área das Comunidades, de valor e com valores, é uma decisão que não só promove, como reconhece a importância da diáspora portuguesa. E essa decisão foi o PS que a assumiu e pôs em prática.

Ao fazer esta opção, o PS assume o compromisso com políticas progressistas, inclusivas e sustentáveis, que beneficiam quer os cidadãos portugueses que vivem no território nacional, como aqueles que residem fora de Portugal!

Por isso, apoio o voto na lista do Partido Socialista do círculo da Europa… porque acredito que só o PS ousa, age e faz diferente, demonstrando por atos que deseja um Portugal para todos, todos, todos… um Portugal inteiro, porque todos somos Portugueses, residentes ou não em Portugal!

Se ainda não o fez, envie já o seu boletim de voto por correio!

Porque cada voto conta e o seu voto pode fazer a diferença!

.

Isabel Barradas

Secretária-Coordenadora da Secção do PS em Bordeaux