LusoJornal / Jorge Campos

Pastoral Portuguesa de Lyon lança apelo porque necessita de Catequistas

No sábado dia 16 e domingo 17 de junho, a Pastoral Portuguesa da Diocese de Lyon festejou o final das celebrações antes da interrupção para as férias grandes e também o fim de ano da Catequese.

No sábado, nos locais da Paróquia de Ste Foy, os pais e os Catequistas preparam uma merenda e um convívio, onde todos partilharam várias iguarias, doces e salgados, como também informações para depois das férias.

«Estão já abertas, até outubro, as inscrições para a Catequese, e no sábado 30 de junho vamos reunir para as avaliações dos meninos e prevermos a suas passagens de nível» explicou ao LusoJornal a responsável Isabel Santos. «Hoje temos de fazer um apelo para os pais que nos queiram ajudar, para serem Catequistas, e que nós nos propomos de formar. Temos perto de 50 meninos, mas como todos os anos chegam novas crianças, vamos estar nos limites só com 8 Catequistas».

No domingo, dia 17 de junho, houve a celebração da Eucaristia pelas 11h00, onde estavam reunidas as três Comunidades católicas portuguesas de Villeurbanne, Croix-Rousse e Ste Foy-lès-Lyon. O grupo coral formado pelas três Comunidades animou os cânticos desta celebração.

No final, o Padre Eric Besson, responsável da Comunidade católica portuguesa na Diocese de Lyon, felicitou «o trabalho feito ao nível da Catequese e do grupo coral, ao longo destes anos, onde se nota o crescer da Comunidade em paz, sabedoria, respeito e harmonia».

«Foi um dia bem passado, e que já há muito que não acontecia, e penso que se devia repetir mais vezes, pois ao fazermos conhecimento uns com os outros, é muito bom e sobretudo haver mais diálogo para nos conhecermos melhor, pois o diálogo é tudo» confessou ao LusoJornal Georgina Santos, um dos elementos do grupo coral.

Pela tarde todos partilharam um piquenique com a fórmula «Saco aberto», num ambiente de fraternidade e de paz. No final do almoço, houve jogos e danças para animar os convivas até ao fim da tarde.

.

As próximas missas em português:

Villeurbanne, no dia 23 de setembro, às 9h30

Ste Famille, no dia 30 de setembro, às 18h00

Croix Rousse, no dia 7 de outubro, às 9h00

Ste Foy, no domingo 23 de setembro, às 11h00