Patrícia Gaspar: Strasbourg tem uma nova Cônsul Geral de Portugal

O Consulado Geral de Portugal em Strasbourg tem uma nova Cônsul Geral desde esta segunda-feira. Patrícia Gaspar veio substituir Miguel Rita que partiu para novo posto.

Com 48 anos de idade, Patrícia Carla Dourado Gaspar é Lisboeta, licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, e é Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da mesma Universidade Técnica de Lisboa.

Ingressou a carreira diplomática em 1997, esteve em funções nas Embaixadas de Portugal em S. Tomé e Príncipe e em Moçambique e foi Cônsul de Portugal em Curitiba, no Brasil. No Ministério dos Negócios Estrangeiros foi ainda Chefe de Divisão de Proteção Consular na Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), e antes de vir para Strasbourg era Chefe de Divisão de Cifra integrada na Direção de Serviços de Cifra e Informática da Secretaria-Geral do Ministério.

Tem o estatuto de Conselheira de embaixada, desde o ano passado.

Patrícia Gaspar vai agora descobrir a Comunidade portuguesa residente na área consular de Strasbourg, as suas associações, as suas empresas, o que resta ainda do ensino de português na região, o ensino universitário, os agentes culturais e os programas de rádio e tem seis meses para constituir o Conselho Consultivo da área consular.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]