Arquivo pessoal de Paulo Marques

Paulo Marques lembra Jacques Chirac próximo da Comunidade Portuguesa

Paulo Marques, considerou o antigo Presidente da República Jacques Chirac “amigo dos Portugueses e preocupado com a participação cívica”.

Jacques Chirac morreu ontem, aos 86 anos “pacificamente e acompanhado pela sua família”.

Paulo Marques chegou até Jacques Chirac para promover junto da Comunidade portuguesa o facto dos Europeus passarem a poder votar e ser eleitos para as eleições municipais. “Trabalhei bastante com ele e com o Gabinete dele, nomeadamente com Valérie Terranova” diz Paulo Marques ao LusoJornal.

Em maio de 2002 Paulo Marques ajudou a organizar um encontro entre o Presidente da República e dirigentes associativos, no restaurante D. António, em Saint Maur-des-Fossés. “Ele mostrou-se muito atento às preocupações da Comunidade portuguesa e sempre quis dar visibilidade aos Portugueses”.

O Conselheiro das Comunidades e Maire-Adjoint de Aulnay-sous-Bois lembra que Jacques Chirac quis implicar a Comunidade portuguesa na receção ao Presidente Jorge Sampaio. “Convidou elementos da Comunidade, empresários, Conselheiros, dirigentes associativos, teve essa sensibilidade e queria saber ao pormenor o que fazia a Comunidade portuguesa”.

Foi nessa altura que Jacques Chirac pediu sugestões e condecorou com a Légion d’Honneur alguns elementos da Comunidade portuguesa como por exemplo o Deputado Carlos Gonçalves, o empresário Armando Lopes ou o proprietário do restaurante D. António, António Cardoso, onde decorreu o encontro com a Comunidade evocado por Paulo Marques.

“Jacques Chirac aceitou a minha proposta de integrar Portugueses no Conselho Económico e Social. Começou por nomear Hermano Sanches Ruivo e depois Fátima Cardetas” lembra Paulo Marques ao LusoJornal.

Depois dele, não há Portugueses neste órgão de grande importância em França.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]