Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Deputado do PS eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, visitou no domingo passado na Feira Económica de Autun, na Bourgogne, que este ano teve Portugal como país convidado de honra, “refletindo assim o reconhecimento da importância da Comunidade e de uma mudança de perceção relativamente ao país” disse ao LusoJornal.

A Feira económica de Autun realizou-se entre os dias 17 e 20 de setembro. Até aqui sempre deu destaque às diferentes regiões de França, mas este ano decidiu ter Portugal como convidado de honra. Ilídio Louro, Presidente da Associação Portuguesa de Autun e membro da Direção da Coordenação das coletividades portuguesas de França (CCPF), lembrou ao LusoJornal que “há dois anos, os organizadores da Feira tomaram a decisão de convidar Portugal”.

Para além dos 6 stands de empresas portuguesas presentes na Feira, Autun está numa região de criação de vacas e por isso o gado marcou uma presença importante no certame. “Nós estamos a 100 km de Dijon e a uns 250 km de Paris, mais ou menos a meio entre Paris e Lyon. Aqui, no Morvan há muitos criadores de gado, todos acima das 100 vacas” explicou ao LusoJornal Ilídio Louro que acompanhou o Deputado português.

No domingo de manhã, Paulo Pisco foi recebido na Maire da cidade, pelo Maire Vincent Chauvet, na presença de muitos elementos da Comunidade portuguesa e do Deputado francês da região, Remy Rebeyrotte.

A Associação Portuguesa de Autun, e em particular o Presidente Ilídio Louro, foram os principais impulsionadores do evento e das iniciativas da Comunidade portuguesa. Esteve também presente, na Mairie, a Direção da Casa do Benfica de Autun.

Na sua intervenção, no Hôtel de ville, o Deputado Paulo Pisco agradeceu “a honra da escolha de Portugal como país convidado” na Feira Económica, falou da “relevância das relações entre os dois países” e elogiou “o dinamismo da Comunidade que está totalmente inserida em todos os domínios da sociedade e é bastante reconhecida e considerada”. Entre os eleitos em Autun, destaque para a franco-portuguesa Carla Simões.

O Deputado chamou ainda a atenção para a importância do movimento associativo “como elemento agregador e dinamizador da Comunidade”.

Na sua visita pela Feira, o Deputado socialista encontrou-se com os empresários portugueses presentes, com quem falou da situação económica e social atual e da Comunidade portuguesa na região.
De referir que a cantora Lio foi a artista convidada especial da Feira.

Durante a sua viagem a França, Paulo Pisco reuniu com a Coordenadora do ensino de português em França, com quem falou do arranque do ano escolar e da valorização da Língua portuguesa.

Na sexta-feira o Deputado português participou num no Encontro dos Vizinhos Solidários, com a participação do Maire Geofroy Boulard e da eleita portuguesa no 17º bairro de Paris, Lourdes Fernandes, Presidente da Associação Village Goutay.

No sábado, reuniu com os membros da Direção do projeto Frantugal TV e com militantes e simpatizantes do PS em Paris.

 

Comunidade
X