Portugal atrás da França no consumo de álcool

A OMS – Organização Mundial de Saúde – divulgou um relatório mundial sobre o consumo de álcool. No que diz respeito à Europa, Portugal ocupa o 12° lugar dos maiores consumidores de álcool enquanto a França está um lugar acima.

Os Europeus continuam a ser os mais consumidores no mundo, no entanto o consumo de álcool tem vindo a diminuir em todos os países europeus. A média na região europeia situa-se nos 9,8 litros por ano.

Em Portugal, os portugueses, a partir dos 15 anos, bebem, per capita, 12,3 litros por ano de álcool puro.

A França está apenas um lugar acima com 12,6 litros por ano de álcool puro.

O país europeu onde se consume mais álcool é República da Moldávia com 15,2 litros per capita.

Para baixar esses níveis a OMS defende o aumento da taxação e o estabelecimento de um preço mínimo para bebidas alcoólicas, além da diminuição da exposição à publicidade e ao marketing. Essas são as medidas que são necessárias segundo a Organização Mundial de Saúde.

Foram com estas medidas que, segundo a OMS, a Rússia conseguiu diminuir o consumo de bebidas alcoólicas, estando agora atras de Portugal com 11,7 litros por ano.

De notar por fim que o consumo de bebidas alcoólicas surge associado a uma em cada sete mortes entre os 15 e os 19 anos e a uma em cada cinco entre os 20 e os 24, isto em Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]