LusoJornal / Carlos Pereira

Portugal Business Club de Bordeaux muda de Presidente e quer ser Delegação da CCIFP

O advogado Pierre-Emmanuel de Oliveira é o novo Presidente do Portugal Business Club de Bordeaux, substituindo o Presidente-fundador Manuel da Silva, que continua a ser membro do Conselho de Administração. A Assembleia Geral teve lugar no dia 3 de outubro.

“O que mudou é talvez uma nova visão de juntar empresários em rede, que permita acompanhar os empresários a fazer negócios, é esse o nosso objetivo” explica Pierre-Emmanuel de Oliveira ao LusoJornal. “O objetivo não é a associação fazer negócios, mas sim os empresários da associação fazerem negócios. Fazerem negócios em França e fazerem negócios em Portugal. Por isso, a nossa função é acompanhar empresas francesas a se instalarem em Portugal, facilitar as coisas, e ser uma associação que acompanhe e facilite os negócios entre os empresários”.

O Portugal Business Club de Bordeaux nasceu em 2013 numa iniciativa do ex-Cônsul Geral de Portugal naquela cidade, António Leão Rocha. Tem, oficialmente, cerca de uma centena de membros, mas “na realidade, no quadro das nossas reuniões, a associação estava a abaixar muito em efetivos”. Foi neste contexto que se realizou a Assembleia Geral “para dar um novo fôlego à associação”.

Pierre-Emmanuel de Oliveira sublinha no entanto que “não se trata de nenhuma rutura forte com o passado. Queremos é dar uma nova dinâmica. Mudar de Direção é dar uma nova dinâmica, mas uma parte importante dos anteriores dirigentes continuam no Conselho de administração”.

Mas o Portugal Business Club de Bordeaux prepara-se para dar um novo passo: passar a ser uma Delegação da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) na região Aquitaine, tal como existe uma Delegação da Câmara de comércio na região PACA.

No próximo dia 15 de janeiro, os Administradores do Portugal Business Club de Bordeaux vão reunir com o Presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, na presença do atual Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Marcelo Mathias, e do Conselheiro das Comunidades, Valdemar Félix Camarinha.

“É uma nova dinâmica. É a nova partida” diz Pierre-Emmanuel de Oliveira.

“Não serve de nada trabalhar cada um do seu lado, é a minha visão. O meu objetivo e poder juntar as empresas, que estejam em Bordeaux, que estejam em Paris ou noutra cidade, e por isso mais a rede é importante, melhor o trabalho entre as empresas se fará. E é por isso que o meu objetivo é efetivamente constituir uma Delegação da Câmara aqui em Bordeaux. Num primeiro tempo, estabelecer uma parceria – e já estamos a preparar isso – e depois iniciar efetivamente o que se chamaria em direito das empresas, uma Sucursal”.

Pierre-Emmanuel de Oliveira diz que os atuais membros do Portugal Business Club de Bordeaux vêm dos mais variados setores de atividade. “Não temos limitação de áreas. Mas é verdade que temos muitas empresas no ramo da construção civil, mas também temos empresas industriais, temos profissões liberais, temos realmente um painel alargado de atividades na associação”.

Até agora o Portugal Business Club de Bordeaux tem organizado encontros entre os membros, sobretudo para pôr os empresários em relação, para se conhecerem. “Esse networking também ajuda efetivamente a encontrar trabalho para empresas, mas também organizamos reuniões sobre temas específicos, por exemplo organizámos uma reunião sobre investir em Portugal, quais são as regras jurídicas, fiscais para investir em Portugal, etc.”.

E no futuro, Pierre-Emmanuel de Oliveira quer precisamente que a associação organize mais ações de informação, de formação e de acompanhamento. “Eu acho que isso condiz muito com o que está a fazer a Câmara de comércio franco-portuguesa. É por isso que não faz sentido ficarmos do nosso lado. Eu acho que juntar as forças permite avançar”.

Mas o Advogado permanece prudente. “Temos ainda que falar sobre as modalidades, como é que as coisas se vão passar. A Direção está de acordo, mas vamos avançando pouco a pouco, construindo o novo objetivo da associação”.

Advogado no Barreau de Bordeaux, Pierre-Emmanuel de Oliveira tem um percurso atípico. Foi empreiteiro durante 14 anos, e foi durante esse tempo que fez estudos de contabilidade e de direito, até se doutorar e hoje é advogado em Bordeaux e está a inscrever-se no Porto e em Lisboa. Diz ter uma clientela variada, “70%, 80% da minha atividade é nos negócios, no direito de empresas, o resto é mais direito civil”. No Gabinete que abriu em Bordeaux trabalham atualmente 4 advogados.

 

____________________________________________________

Direção do Portugal Business Club de Bordeaux

Pierre-Emmanuel de Oliveira (Presidente)

Francis Lopes (Vice-Presidente)

Céline Poirier (Secretária)

Marie-Christine Ribeiro (Tesoureira)

António Geraldes (Vice-Tesoureiro)

Manuel da Silva (Administrador)

José de Brito (Administrador)

Marina Rodrigues (Administradora)

Georges Rodrigues (Administrador)

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]