Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A taxa de inflação anual em julho em Portugal foi a mais baixa da UE – União Europeia -, abaixo da média comunitária e da zona euro e uma das mais reduzidas dos últimos anos no país, divulgou o Eurostat. A França ocupa o 12° lugar dos países com taxa de inflação mais baixa.

Segundo dados divulgados pelo gabinete estatístico da UE, o Eurostat, a taxa de inflação anual verificada em julho em Portugal foi de – 0,7%, percentagem diferente daquele de + 0,7% em junho deste ano e com a de + 2,2% registada em julho de 2018.

Segundo esses mesmos dados divulgados pelo gabinete estatístico da UE, o Eurostat, a taxa de inflação anual verificada em julho em França foi de + 1,3%, percentagem mais baixa do que + 1,4% registada em junho deste ano e com a de + 2,6% registada em julho de 2018.

No que toca à média da UE, fixou-se em + 1,4% em julho deste ano, baixando face ao mês anterior (em que se registou uma taxa de inflação anual de + 1,6%) e relativamente ao mês homólogo do ano passado (tinha sido de + 2,2%).

Também na zona euro a tendência foi para queda, com uma taxa de inflação anual de 1% em julho, abaixo da percentagem de junho deste ano (1,3%) e da de julho de 2018 (2,2%).

A seguir a Portugal (- 0.7%), que lidera a lista dos países com taxa de inflação anual mais baixa em julho, seguem-se o Chipre (+ 0,1%) e Itália (+ 0,3%), enquanto as percentagens mais altas dizem respeito à Roménia (+ 4,1%), à Hungria (+ 3,3%) e à Eslováquia (+ 3%).

A inflação refere-se ao aumento em termos gerais dos preços de bens e serviços.

A contribuir para estes resultados na zona euro está, de acordo com o Eurostat, a inflação nos serviços, nos produtos alimentares, álcool e tabaco e ainda nos bens industriais e na energia.

 

LusoJornal Artigos
Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
8.9
X