LusoJornal / Patrícia Guerreiro

Portugueses de Grenoble vão ter novo programa “Raízes” na rádio RKS

É já no dia 3 de setembro, pelas 20h00, que se inicia o novo programa radiofónico semanal transmitido em língua portuguesa e dedicado à Comunidade lusófona da região de Grenoble.

É um programa cultural e musical, apresentado por uma equipa de excelentes animadores, em língua portuguesa e francesa. O programa Raízes Grenoble tem os seus estúdios localizados no 37 rue Aimé Pupin, em Grenoble, e será direcionado para toda a Comunidade portuguesa e lusófona residente no departamento do Isère, privilegiando sempre a música em língua portuguesa.

O objetivo é dar continuidade ao projeto Raízes, de Lyon, mitigando o sentimento de nostalgia e facilitar a integração dos cidadãos na sociedade “grenobloise”, informando-os sobre o que acontece no país, mas também na cidade em que moram. Para isso conta com a colaboração de uma equipa de cinco voluntários que, após o dia de trabalho, uma vez por semana, dedicam duas horas à sua paixão, fazer rádio para os emigrantes como eles.

Entrevistas a Portugueses da diáspora e a outros que, não sendo lusófonos de origem, falam português, ou não, mas amam a cultura portuguesa. Será “um formato de entrevistas e fórum de debate”, de modo a partilhar “percursos e vivências da portugalidade e da lusofonia, bem como de integração na sociedade de acolhimento e de cidadania participativa nas associações, sejam elas portuguesas, lusófonas ou francesas. As entrevistas serão feitas presencialmente ou via web de acordo com os regulamentos vigentes.

Este programa vai para o ar todas as quintas-feiras, das 20h00 às 22h00, em “horário nobre” como nos informa Roque da Cunha, o responsável de Raízes em Grenoble. “Agradecemos todo o apoio que tivemos desde o início deste projeto com a rádio RKS, sendo esta também uma radio associativa, sentimos que já fazemos parte da família. Quero agradecer ao Jérôme Descamps, Presidente, por ter aceite o nosso projeto e a toda a equipa da RKS que nos fez sentir em casa desde o primeiro dia” disse ao LusoJornal.

“O projeto Raízes Grenoble teve a sua origem numa proposta feita há cerca de um ano pelo atual Presidente da Associação Raízes, Carlos Moreira, também ele animador do programa português em Lyon, que me propôs aumentar a família Raízes criando uma equipa de forma a assegurar um programa de rádio português em Grenoble, cidade onde vivo, à semelhança do programa Raízes de Lyon” conta Roque da Cunha. “Como já tinha esta paixão pela comunicação e uma vez que animo festivais e festas portuguesas como DJ, para mim foi uma enorme alegria e um sonho tornado realidade quando o Carlos me fez a proposta”.

Desta equipa de voluntários fazem parte para além de Roque da Cunha, animador e responsável de comunicação, Philippe Graça na técnica, e nas vozes femininas Cristina da Cunha, Paola Graça e Adriana Carocinho, todos eles residentes na região de Grenoble.

Todos os programas, uma vez rádiodifundidos, são disponibilizados gratuitamente em formato de podcast através das redes sociais da diáspora portuguesa e lusófona, em prol da expansão da língua e cultura portuguesas.

O primeiro programa vai para o ar no dia 03 de setembro, em 97 FM, nas ondas da estação rádio RKS. Trata-se de uma estação emissora que se define modernizada e como tendo emissões em língua portuguesa e francesa.

O primeiro convidado do programa Raízes Grenoble será Cátia Lopes. também ela animadora de um programa de rádio português na RKS, “En Mode Portugal”.

 

Na foto, da esquerda para a direita: Paola Graça, Adriana Carocinho, Cristina e Roque da Cunha e Philippe Graça.

 

Contacto:

raizes.rks.grenoble@gmail.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]