Portugueses de Troyes comemoram as Aparições de Fátima

Mais uma vez, no passado fim de semana do mês de maio, a Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima organizou pela nonagésima terceira vez, uma peregrinação em honra de Nossa Sra. de Fátima.

No sábado dia 25 de maio, às 20h00, os festejos começaram com a Missa-terço e seus cânticos em português com o Padre Albino Manuel Valente dos Anjos, de Lisboa, na igreja do Sacré Coeur de La Chapelle Saint Luc.

No domingo 26, a Santa Missa franco-portuguesa teve lugar às 10h30 na localidade acima referida com os Padres Xavier, Bernard e Albino dos Anjos.

Às 11h45, depois da Eucaristia, houve o tradicional “Copo de Amizade” oferecido pela Comissão a todos os fiéis presentes e de várias nacionalidades, onde não faltou o Vinho do Porto entre outros e os fofinhos bolos de pão-de-ló; mesmo por ser Dia de Mãe em França a Igreja estava cheia e quase todos participaram neste grande aperitivo de amizade, onde também se falava um bocadinho de política por ser dia de Eleições para o Parlamento Europeu. Em seguida ouve um almoço-convívio onde participaram umas 70 pessoas em companhia dos celebrantes da Santa Missa e, para terminar, às 16h00 o Terço em português com o Padre Albino, com algumas orações em francês também, por respeito para com vários franceses e outras nacionalidades presentes.

E antes de acabar, uma palavrinha recordando o Centenário da morte do humilde pastor S. Francisco Marto. O atraso deste ano foi derivado aos festejos do quadragésimo aniversário, em Viviers-sur-Artaut, em companhia do Bispo da Diocese de Troyes e cinco outros Padres, no dia 11 e em Nogent-sur-Seine, no dia 19.

Mais uma vez esta Comissão de Nossa Sra. de Fátima está de parabéns. Os agradecimentos vão para a Presidente Isabel Cerqueira, o Padre Albino que teve de abandonar pela segunda vez a capital portuguesa para aceitar o convite. Agradecimentos também aos Padres Xavier, Bernard e outros desta paróquia de La Chapelle e Les Noës, e ainda a todos quantos participaram de longe e de perto sem esquecer Alice dirigente dos cânticos de Nogent-sur-Seine e os músicos.

Em Troyes, a próxima festa será a 26 e 27 de outubro e a Presença Consular vai ter lugar no próximo dia 13 de junho.

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]