Portugueses de Troyes celebraram as Aparições de Fátima

A Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima de Troyes organizou no passado fim de semana a octogésima nona peregrinação em honra de N. Sra. de Fátima.

No sábado, dia 30 de setembro, às 20h00, houve missa, terço (nas duas línguas) e procissão de velas, com o Padre Berthier, na Igreja do Sacré Coeur de La Chapelle-Saint Luc.

No domingo, dia1 de outubro, às 10h30, numa Igreja bem cheinha, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Xavier daquela Paróquia. Às 12h00, o habitual Copo de amizade oferecido a todos pela Comissão de Festas onde não faltou o bom Vinho do Porto.

As 13h00, um almoço convívio com mais de 100 pessoas teve lugar, pela primeira vez, no restaurante Luso desta cidade – que para além da comida é o único restaurante com música portuguesa em Troyes e nos arredores.

Às 16h00, e como não podia deixar de ser para culminar esta excelente Peregrinação, houve Terço em português, Procissão, e o tão solene e emocionante Adeus à Virgem com magníficos cânticos.

Mais uma vez a Comissão está de parabéns, por várias centenas de pessoas estarem presentes neste evento e agradeceu “a todos quantos participaram, de longe ou de perto”. Agradeceu também aos Padres Berthier e Xavier, à jovem equipa de músicos que acompanhou todos os cânticos na Missa de domingo, e ao organista que acompanha em quase todas as festas durante os dois dias, Alice do Grupo Coral de Nogent-sur-Seine, que dirigiu e coordenou todos os cânticos.

A próxima celebração na região terá lugar em Nogent-sur-Seine nos próximos dias 13, 14 e 15 de outubro. Quanto aos habitantes de Troyes terão de esperar até ao próximo mês de maio.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]