Lusa | André Kosters

Presidente do Parlamento quis saber das eleições para Conselho das Comunidades Portuguesas

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Presidente da Assembleia da República, que se reuniu ontem com os representantes do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), manifestou-se “recetivo” à alteração da Lei deste órgão e quis saber para quando serão as eleições, revelou fonte das Comunidades.

“Foi extremamente recetivo às nossas propostas, à necessidade de alteração da Lei do CCP e perguntou-nos sobre a marcação da eleição, quando seria”, disse à Lusa o Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas, Flávio Martins, após o encontro, que decorreu à porta fechada.

Segundo o responsável do CCP, os Conselheiros explicaram que já abordaram estas questões com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, e com os parlamentares da Comissão de Negócios Estrangeiros, e as eleições deverão ocorrer no próximo ano, para que, entretanto, seja alterada a Lei do órgão, de forma a adaptá-lo à nova realidade das Comunidades portuguesas.

Da conversa em si, o Presidente do Conselho Permanente do CCP referiu que “foi muito sobre linhas gerais e princípios”, realçando “a importância” de Augusto Santos Silva ocupar o cargo de Presidente do Parlamento.

“Temos um Presidente da República e um Primeiro-Ministro muito interessados nas Comunidades e ele [Santos Silva] hoje ocupa também uma função muito importante nesse sentido”, sublinhou Flávio Martins.

Mas também foi falada a possibilidade de realização de um debate temático sobre as Comunidades na Assembleia da República, acrescentou.

Segundo Flávio Martins, o Presidente da Assembleia da República “foi recetivo à ideia” e disse que, “inclusive, já tinha discutido isso com um grupo de líderes e que quer avançar com isso”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]