Proença-a-Velha inaugurou Monumento aos Combatentes da I Guerra Mundial

A freguesia de Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova, inaugurou no passado sábado, 18 de agosto, o Monumento aos Combatentes de Proença-a-Velha na I Guerra Mundial (1914-1918).

O memorial encontra-se localizado no Largo do Cruzeiro e homenageia os 30 Proencenses que combateram na I Guerra Mundial, em França, de onde regressaram todos com vida.

A inauguração do monumento contou com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, da Presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, Helena Silva, do Presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, Oliveira Gonçalves, do Padre Martinho Mendonça, Pároco de Proença-a-Velha, e do representante da Comissão Organizadora dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha, João Adolfo Geraldes.

O Presidente da Câmara de Idanha-a-Nova destacou o dever que temos de “homenagear os nossos antepassados que deram o melhor de si, em especial ao serviço da nação”.

Armindo Jacinto revelou que a autarquia continuará a colaborar com todas as freguesias que pretendam homenagear os seus combatentes, porque “Idanha é um povo com memória e gratidão”.

A homenagem aconteceu quando se assinalam os 100 anos do final da I Grande Guerra e integrou as comemorações dos 800 anos do Foral de Proença-a-Velha (1218-2018), que se prolongam até abril do próximo ano com diversas atividades.

“É importante agradecermos aos membros da nossa comunidade que partiram para servir o país”, afirmou a Presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Velha. Helena Silva agradeceu a todos os que colaboraram na criação do monumento.

Por seu lado, o representante da Liga dos Combatentes, Oliveira Gonçalves, expressou a sua satisfação por “participar nesta homenagem” e felicitou os promotores da iniciativa.