Professora Annabela Rita recebeu Prémio Literário em França pela Académie Luminescence

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A professora e ensaísta da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Annabela Rita foi distinguida com o Prémio Literário “Personnalité de l’Année 2022” que lhe foi atribuído “pela excelência das suas obras” em França (Louvre, 2022). O prémio foi-lhe atribuído pela Académie Luminescence (França), pela Association Internationale des Écrivains et Artistes du Brésil e pela ArtCom (Noruega).

Annabela Rita já foi recentemente distinguida em França com o Prix Littéraire Jules Verne 2022, mas também na Áustria, no Brasil ou na Galiza. A revista Triplov dedicou-lhe um “Tributo a Annabela Rita”, numa edição especial da série Viridae sob o signo do que Miguel Real designou por “a revolução operada por Annabela Rita”.

Doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Annabela Rita é Diretora do Observatório da Língua Portuguesa e da Associação Portuguesa de Escritores.

Também dirigiu, entre 2002 e 2012, o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), onde atualmente é Coordenadora de um dos seus grupos de investigação. Entre 2007 e 2013, presidiu a Associação Portuguesa de Tradutores.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]