PS: José Luís Carneiro organiza a primeira edição dos “Diálogos Digitais com as Comunidades”

O Partido Socialista português vai organizar no próximo fim de semana, sábado e domingo, um debate por vídeoconferência com 14 Portugueses residentes em 14 países diferentes em todo o mundo para analisar “Os efeitos da pandemia nas Comunidades portuguesas”.

“Com a preocupação de ter uma noção mais precisa sobre a forma como a pandemia está a afetar as comunidades portuguesas no estrangeiro”, o PS convidou também para a conferência o Secretário-geral Adjunto, José Luís Carneiro, a Secretária de Estado das Comunidades Berta Nunes e os dois Deputados eleitos pelos círculos da emigração, Paulo Pisco e Paulo Porto.

Segundo uma nota enviada esta tarde às redações, a conferência, que se insere num ciclo de iniciativas do PS intitulada “Diálogos Digitais com as Comunidades”, vai realizar-se no sábado dia 16 (Europa 10h00 de Lisboa) e domingo dia 17 (fora da Europa, 14h00 de Lisboa) via zoom “com a possibilidade de acompanhamento através do Facebook por todos quantos nas Comunidades ou em Portugal pretendam juntar-se ao debate” diz a nota assinada por José Luís Carneiro.

Os intervenientes da Europa são da Alemanha, Andorra, Bélgica, França, Luxemburgo, Noruega, Suíça e Reino Unido. Fora da Europa são da África do Sul, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Macau e Venezuela.

“O confinamento e a quase paralisação da atividade económica, com o encerramento de empresas e a perda de empregos, têm tido consequências sociais junto das Comunidades portuguesas, que nesta fase nem sequer se podem socorrer do movimento associativo, que sempre teve um importante papel de ajuda e solidariedade entre os Portugueses residentes no estrangeiro” diz José Luís Carneiro, atualmente número dois do PS, depois de ter sido Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. “A ação dos postos consulares e das organizações de apoio social como as misericórdias, a Cáritas, as missões católicas ou algumas associações, são essenciais para minimizar os efeitos da crise em termos económicos e sociais junto das Comunidades que importa igualmente pôr em evidência”.

“Estamos certos que esta conferência será fundamental para ajudar a perceber melhor a situação em que se encontram as nossas Comunidades em tempos de pandemia, como os respetivos países estão a responder e o papel central que algumas organizações desempenham” completa José Luís Carneiro.

Esta é a primeira edição da iniciativa “Diálogos Digitais com as Comunidades” criada por José Luís Carneiro, estando previstas outras a realizar posteriormente em data a anunciar “com representantes da cultura, das empresas, do associativismo, das mulheres, dos jovens, da política”.

“Desta forma, o Partido Socialista, também na área das Comunidades Portuguesas, está a auscultar e a envolver os seus representantes para poder agir melhor” diz o Secretário Geral Adjunto do PS.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]