CM Murça

Secretário de Estado das Comunidades vai homenagear emigrantes do concelho de Murça

O município de Murça, no distrito de Vila Real, vai homenagear esta sexta-feira os emigrantes do concelho. A Câmara municipal promove o “Dia do Emigrante” para dar as boas vindas a todos os que regressam, nesta altura, à terra natal.

As atividades iniciam na quinta-feira à noite com um arraial de verão.

Na sexta-feira, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, associa-se ao executivo municipal na “homenagem simbólica” aos emigrantes deste concelho.

Participam também os dois Deputados eleitos pelo círculo eleitoral da Europa, Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, assim como a Deputada Manuela Tender, eleita pelo círculo eleitoral de Vila Real.

Durante a tarde, será realizado um debate sobre a emigração e o seu papel no desenvolvimento local, que conta com a participação de Carlos Pereira, jornalista em Paris, Diretor do LusoJornal, Nathalie de Oliveira, autarca lusodescendente em Metz, Luísa Semedo, Presidente da Secção da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas, e José António Coimbra Matos, ex-Presidente da Confederação da Comunidade Portuguesa do Luxemburgo (CCPL).

Neste concelho, a aldeia de Fiolhoso é mesmo conhecida como “a mais luxemburguesa de Portugal”, visto que a maioria dos seus emigrantes rumou até aquele país. Durante o ano, a freguesia não terá mais de 200 habitantes, já no verão, a aldeia ganha nova vida com a chegada de centenas de emigrantes.

A emigração para o Luxemburgo começou nos anos 60 e, no início dos anos 70, os Portugueses já eram a maior comunidade de estrangeiros naquele país.

Depois, à noite, junto à Porca de Murça, atuam os artistas brasileiros de nacionalidade portuguesa Lilian Raquel e Cláudio César Ribeiro, um espetáculo inserido no “Festival Oito Mãos”.