Portugal's Heriberto Tavares reacts after the defeat against Poland 1-3 during their Euro 2019 Sub-21 play-off match held at Municipal Engº Manuel Branco Teixeira Stadium, in Chaves, north of Portugal, 20 November 2018. PEDRO SARMENTO COSTA/LUSA Pedro Sarmento Costa/Lusa

Seleção Sub-21: Rafael Leão e Pereira Lage fora do Euro e dos JO

A Seleção portuguesa de futebol de Sub-21 falhou o apuramento para a fase final do Europeu de 2019 da categoria, ao perder por 1-3 com a Polónia, em Chaves, na segunda mão do ‘play-off’.

Depois do triunfo em Zabrze, por 0-1, a formação comandada por Rui Jorge deitou tudo a perder nos primeiros 24 minutos, com os Polacos a marcarem três golos, por Krystian Bielik (5 min), Dawid Kownacki (8 min) e Sebastian Szymanski (24 min).

Na segunda parte, Diogo Jota ainda reduziu, aos 52 minutos, mas o seu golo foi insuficiente. De notar que Rafael Leão, avançado do Lille, entrou logo aos 38 minutos para tentar inverter a situação, enquanto Mathias Pereira Lage, avançado do Clermont, ficou no banco de suplentes.

Rui Jorge, Treinador da Seleção portuguesa, estava dececionado no fim do encontro: “É um momento dececionante. Tivemos uma má entrada em jogo, não conseguimos contrariar os pontos fortes da Polónia nas bolas paradas, neste caso nos pontapés de canto. Não fomos suficientemente fortes para impedir uma das características boas deles e acabámos por ser penalizados por isso. Com um golo sofrido, não tivemos discernimento para serenar e passámos para uma desvantagem de dois golos em sete minutos, o que ainda perturbou mais a equipa, sofrendo um terceiro golo num terceiro remate da Polónia. A partir daí, com tudo muito adverso, acho que nos soltámos um pouco, conseguimos ainda na primeira parte começar a dominar, a criar oportunidades, mas não demonstrámos estar à altura do jogo e saímos derrotados”, concluiu.

A Polónia junta-se na fase final à Itália (anfitriã), Croácia, Espanha, Dinamarca, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Roménia, França e Áustria.

O sorteio da fase final, que se realiza em Itália e São Marino, de 16 a 30 de maio de 2019, está marcado para sexta-feira, em Bolonha.

De referir ainda que Portugal não repetirá as presenças de 1994, 2002, 2004, 2006, 2007, 2015 e 2017 no Europeu. Outra consequência deste resultado, a Seleção das Quinas também está fora do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de 2020, que vão decorrer em Tóquio no Japão.