‘Taberna Londrina’ propõe as “melhores Francesinhas do mundo” em Saint Maur-des-Fossés


Na sexta-feira passada, dia 23 de fevereiro, foi inaugurada a primeira Taberna Londrina fora de Portugal, neste caso em Saint Maur-des-Fossés (94). Dez anos depois de ter sido criada, a Taberna Londrina conta já com 15 restaurantes em Portugal e esta é a primeira internacionalização do conceito que diz fazer “a melhor Francesinha de Portugal”.

A história da Taberna Londrina começou em 2014 quando os dois sócios fundadores, Eduardo Xavier e Francisco Varela, abriram o primeiro restaurante, em Guimarães. O sonho de ambos era o de criar “a melhor Francesinha do mundo”, com um molho “único”, e levá-los aos quatro cantos de Portugal e, agora, além-fronteiras com a chegada a França. É uma história de sucesso e que tem na Francesinha o seu maior trunfo. Posteriormente, entraram mais dois sócios, Sérgio Cunha e André Novais. Juntos, constituem uma equipa jovem, com forte know-how nas áreas da restauração, branding, marketing e tecnologia.

Os restaurantes em Portugal estão situados em Guimarães, Famalicão, Braga, Porto, Póvoa de Varzim, Lisboa, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Leiria, Viseu e Setúbal. Saint-Maur foi o destino escolhido para a primeira aventura internacional.

Esta primeira incursão além-fronteiras, “baseia-se numa estratégia de levar o sabor deste prato às Comunidades lusófonas a residir na região de Paris” lê-se na nota de imrensa enviada ao LusoJornal. Contudo, “se por um lado, este ‘Mercado da Saudade’ é um bom ponto de partida e o incentivo de levar o sabor da Francesinha ainda mais longe, por outro, o desafio de implementar a gastronomia portuguesa na cultura francesa, sobretudo com este prato típico da gastronomia nacional, é o desafio e objetivo maior”.

O novo restaurante tem capacidade para 50 pessoas, com um ambiente moderno, requintado e acolhedor, onde será possível degustar não só a Francesinha, mas também uma vasta carta com pratos de carne, peixe, hambúrgueres e sobremesa. “Toda esta envolvência alicerçada no verdadeiro de cervejaria, onde não falta uma seleção cuidada de cervejas ‘Premium’ dos quatro cantos da Europa”.

Só este ano, a Taberna Londrina planeia abrir mais 10 novos restaurantes, dando empregabilidade a mais de uma centena de funcionários em Portugal e França. Só em Saint-Maur a expectativa é criar cerca de 20 novos postos de trabalho e servir centenas de refeições todas as semanas.

“A Francesinha é um prato típico no norte de Portugal, inspirado numa receita tradicional francesa, o ‘Croque-Monsieur’. Apareceu na cidade do Porto, quando um emigrante regressado de França, decidiu dar um toque especial a essa receita. Acabou por se tornar num prato identitário da gastronomia e da cultura portuguesa que, agora, com a Taberna Londrina respeitando a sua história, adicionou-lhe um toque de modernidade, fazendo da sua Francesinha a melhor de Portugal”.

As Francesinhas da Taberna Londrina contêm pão de forma, queijo, fiambre, chouriço, bacon, paínho de porco preto, bife (várias opções, tais como novilho, lombo, hambúrguer ou frango), ovo estrelado e são regadas com o molho que as tornam únicas. O molho de Francesinha da Taberna Londrina é bastante cremoso, adocicado e não é muito picante, como a receita mais tradicional da Francesinha, especialmente à moda do Porto”.

Mas também não falta a opção vegetariana com 0% carne e 100% saborosa.

.

Taberna Londrina

189 boulevard de Créteil

Saint Maur-des-Fossés