Lusa | António Cotrim

Teatro: Começou ontem o primeiro Festival de Avignon com direção de Tiago Rodrigues

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O espetáculos “G.R.O.O.V.E”, de Bintou Dembélé, e “Welfare”, baseado no filme de Frederick Wiseman, encenada por Julie Deliquet, constaram do primeiro dia da 77ª edição do Festival de Avignon, o primeiro com direção artística de Tiago Rodrigues.

O espetáculo de dança de Bintou Dembélé subiu ao palco da Opéra Grand Avignon enquanto a peça de teatro encenada por Julie Deliquet, que é adaptada de um documentário de Frederick Wiseman, foi representada na Cour d’Honneur do Palais des Papes.

Até 25 de julho, mais de 250 representações constam da programação da 77ª edição do Festival de Avignon, a decorrer nesta cidade francesa.

“Dans la mesure de l’imposssible” no palco no dia 13

Nesta edição do Festival, o primeiro texto e encenação de Tiago Rodrigues a representar é “Dans la mesure de l’imposssible”, no dia 13, na Opéra Grand Avignon.

O espetáculo toma por referência entrevistas a cerca de 30 colaboradores do Comité Internacional da Cruz Vermelha e dos Médicos sem Fronteiras sobre a vida em campos de refugiados e escolhas de vida e de morte que se impõem. Este espetáculo terá mais três representações nos três dias consecutivos.

A interpretar estarão Beatriz Brás, Isabelle Caillat, Baptiste Coustenoble, Adama Diop e o músico Gabriel Ferrandini, que assina as composições. Com tradução de Thomas Resendes, o espetáculo tem cenografia de Laurent Junod, Wendy Tukuoka e Laura Fleury.

44 espetáculos programados

Quarenta e quatro espetáculos de sala preenchem a programação do certame, que integra ainda atividades paralelas como exposições de artes visuais, leituras, projeções de filmes, criações radiofónicas, bem como o espaço de convívio Café des Idées e Mahabharata, o bar de artistas do festival, aberto a todos os públicos.

Na contagem decrescente para o início do festival, Tiago Rodrigues tem vindo a destacar alguns dos espectáculos nas redes sociais, como os de abertura, e também “A noiva e o boa noite Cinderela”, da brasileira Carolina Bianchi, “Exit above”, a nova criação da coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker, “Inventions”, dos espanhóis Mal Pelo, de Pep Reims e Maria Muñoz, o texto “All of it”, do britânico Alistair McDowall, na interpretação de Kate O’Flynn, e as duas criações do também britânico Tim Crouch, “An oak tree” e “Truth’s a dog must to kennel”, “uma viagem delirante” em volta do “Rei Lear”, de Shakespeare.

Língua portuguesa não sera prejudicada

Na 77ª edição do Festival de Avignon, a língua inglesa é a convidada para “construir pontes onde outros gostariam de impor muros”, lê-se na programação do certame. “Não nos contentamos com um mundo dividido por fronteiras”, sublinha o texto.

Em entrevista à Lusa, em abril, quando a programação do festival foi divulgada, Tiago Rodrigues disse que a presença do teatro e da dança lusófonos terão “espaço forte” no futuro, pela sua “enorme qualidade”.

“Talvez, neste primeiro ano, o facto de eu ser português tenha influenciado pela negativa a presença da criação portuguesa ou de língua portuguesa por uma espécie de pudor, muito português, mas que não será levado ao exagero, porque não é o facto de eu ter nacionalidade portuguesa que deve prejudicar a criação portuguesa”, disse então.

“By heart”, uma criação datada de 2013 de Tiago Rodrigues, é o espetáculo que encerra esta edição do festival. A obra foi inspirada na história de uma das avós do encenador e dramaturgo, que procurou um último livro para aprender de cor, quando ficou cega. “By heart”, na Cour d’Honneur do Palais des Papes, encontra-se esgotado há muito, segundo a programação do certame.

Ator, encenador e dramaturgo, Tiago Rodrigues foi fundador, com Magda Bizarro, da estrutura de produção Mundo Perfeito e, em 2014, assumiu a direção artística do Teatro Nacional D. Maria II.

Em julho de 2021, foi nomeado Diretor artístico do Festival de Avignon, cargo que ocupa desde setembro do ano passado, sendo o primeiro não francês a dirigir este festival.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]