Temporada França-Portugal cria andorinhas franco-portuguesas da Bordallo Pinheiro

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A Temporada Cruzada França Portugal 2022 veio aprofundar a união entre os dois países através de vários projetos, em colaboração com artistas, académicos e instituições. Neste âmbito insere-se o lançamento de duas Andorinhas de Edição Especial limitada a 250 exemplares, baseadas na icónica criação de Raphael Bordallo Pinheiro: a Andorinha do Beiral, evocação da paisagem urbana portuguesa assinada por Manuela Pimentel, e a Liberté Chérie, de Kashink, uma evocação da cultura francesa contemporânea.

Liberté Chérie, da autoria da graffiter Kashink, inspira-se nas cores da bandeira francesa, juntando-lhe detalhes que evocam o trabalho da autora. Os múltiplos olhos sobre as asas são emblemáticos de personagens que pinta nos muros, símbolo do seu trabalho sobre a identidade, e o coração na cabeça é uma vigorosa mensagem de esperança, contrastando com as asas negras.

A Andorinha do Beiral é um anúncio da primavera, com o som de festa que chega de todos os telhados. Antigamente dizia-se que as casas ricas tinham telhado triplo, com a eira, a beira e a tribeira, a parte mais alta, onde por vezes se viam telhas exuberantes esmaltadas a azul e branco. Nas casas modestas construía-se somente a tribeira, o que originou o ditado “sem eira nem beira”. Foi com este simbolismo que a artista plástica Manuela Pimentel criou esta Andorinha contemporânea, dotando-a de uma camuflagem que elimina distinções sociais.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]