Toucas Trio Vasco leva jazz até Saint-Rémy-de-Provence

Toucas Trio Vasco vai estar em concerto no espaço Alpilium, em Saint Remy-de-Provence (13), esta quinta-feira, dia 14 de setembro, a partir das 20h30.

Após ter lançado o seu último álbum «Sangue do mar» no mês de junho a promoção continua com diferentes espetáculos em França.

O acordeonista português Crestiano Toucas leva-nos no seu mundo musical invulgar que vai desde Portugal até à Índia. «A vida da minha mãe», «Magellan», «São Vicente», ou ainda «Vanille et Piment», são alguns dos temas que podemos ouvir.

O compositor gosta de novos desafios e graças aos sons do Trio, o jazz, a doçura da saudade ou ainda um toque de fado, o acordeão de Crestiano Toucas, a guitarra espanhola de Thierry Vaillot e o percussionista indiano Amrat Hussain, viajamos através de várias culturas musicais.

Originário de Mogadouro, norte de Portugal, Crestiano Narciso Toucas guarda um laço afetivo com o país dos seus pais. A paixão pelo acordeão foi-lhe transmitida pelo avô e começa a interessar-se verdadeiramente pela música com apenas 8 anos de idade. «Após uma aprendizagem de saxofone, o acordeão acaba por ser uma escolha definitiva uns anos mais tarde», confessou ao LusoJornal.

Sem integrar alguma escola, vai-se aperfeiçoando à medida que encontra os seus mestres de jazz. O álbum de 2004, «Erranza», vai conhecer bastante sucesso.

Porém foi apenas em 2012 que Toucas Trio Vasco viu a luz do dia. Um primeiro álbum saiu logo no ano seguinte «Fogo de Caravela», mas segundo o artista, «este foi feito com mais meios e estamos satisfeitos da sua qualidade», concluiu.

De 16 de setembro a 25 de outubro, Toucas Trio Vasco vai estar em digressão «Pacífico», com várias datas agendadas em várias cidades.

 

L’Alpilium

15 avenue du Maréchal Delattre de Tassigny

Saint Remy-de-Provence (13)

Infos: 04.90.92.70.37