Trévoux assina Protocolo de Geminação com Ribeira de Pena

A cidade francesa de Trévoux (01) e a vila de Ribeira de Pena, em Portugal, assinaram um Protocolo de Geminação que finaliza assim um processo que estava em curso desde há alguns.

Neste sábado passado, dia 8 de julho, o Salão nobre da Mairie de Trévoux foi o palco das cerimónias de assinatura do Protocolo na presença dos membros da equipa municipal, Aurelien Teissiant, Isabel de Carvalho, a Conselheira do distrito de Trévoux, Nathalie Barde, entre outros, chefiada pelo Maire Marc Pechoux, e também com a presença da Cônsul Geral de Portugal em Lyon Maria de Fátima Mendes, e do Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima.

Uma delegação representado a Câmara Municipal de Ribeira de Pena, entre os quais estava o Presidente da Câmara Rui Vaz Alves, mas também Daniel Cardoso, Técnico da Câmara que acompanhou o processo de geminação, o Presidente da Assembleia municipal João Carvalho, Laurinda Soares, Georgina Vilela, Secretárias, e Fernando Lourenço, Presidente da Junta de Freguesia de Cerba.

Depois das assinaturas, dos discursos de boas vindas, e de agradecimentos mútuos, viveu-se um momento de partilha com um “Copo de amizade” que foi servido a todos os presentes. Representantes da Associação desportiva e cultural dos Portugueses de Trévoux também estiveram presentes, nomeadamente o seu Presidente Agostinho Ribeiro, a Secretária Tifany Ribeiro e o Tesoureiro José Guedes, assim como alguns antigos dirigentes associativos.

No final um jantar campestre foi servido a todos, onde o folclore esteve também presente com o grupo Colombe de La Paix, de Bron. A festa popular continuou noite dentro, com a animação de Mário Amaral, com música ligeira e baile.

“Com esta geminação estamos também a dar apoio aos nossos conterrâneos que residem aqui por terras de Trévoux, pois sabemos que são muitos os que escolheram de morar aqui nesta bela, acolhedora e rica terra que é Trévoux e com todos os seus habitantes” disse o Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Rui Vaz Alves, no seu discurso de agradecimentos.

Trévoux situa-se a norte de Lyon, distante de uns 40 km, já no distrito vizinho l’Ain, banhada pelo rio Saône e com um património histórico muito rico. A Comunidade portuguesa começou a chegar as estas terras nos anos 70, onde se fixou nos trabalhos agrícolas a na construção. A sua presença é muito apreciada por toda a população, pois muito participativa nos eventos da Mairie, na vida social e económica desta região.