Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Uma nova semana que é, simultaneamente um novo mês, um mês de ‘pleine rentrée’ que começa estranhamente pouco carregado. Mas suspeito que as próximas semanas se vai inverter o nosso problema de hoje: temo que comece a faltar espaço para falar de tudo o que já sabemos vai acontecer…

Todas estas novidades de outubro passam a estar, a partir de amanhã, nas páginas virtuais do Bulletin du Camões / Centre culturel portugais à Paris.

Reparam que deitámos para o cesto dos papéis (virtuais ou não) o termo Newsletter, trocando-o por alguma coisa em que podemos reconhecer a raiz latina das nossas duas línguas? Boletim/Bulletin, portanto.

Vamos então à agenda:

Numa semana em que saímos do cenário das múltiplas rememorações do universo chiraquiano, referir De Gaulle, com cuja leitura de uma França sem pecados Chirac cortou, não deixa de ser uma bela coincidência.

Recuamos assim alguns anos para ouvir Patrick Gautrat, ex-Embaixador de França em Portugal, apresentar-nos a sua obra “Pétain, Salazar, De Gaulle: affinités, ambiguités, illusions (1940-44)” na Maison du Portugal, na Cité Universitaire de Paris, dia 3, às 19h00.

Falar-se-á de culturas políticas cruzadas num passado longínquo que, porém, tanto nos marcou. E isto numa altura em que, entre os dois países, em época de tantos mas diferentes perigos (nomeadamente nos domínios culturais) se prepara, para a segunda metade de 2020, com anúncio em breve (não dos programas, mas das intenções) de uma Temporada Cruzada (uma Saison croisée) de cultura, arte, ciência, tecnologia mas também de artes de viver.

Que possam durar para além do quadro institucional os resultados positivos dessa Temporada não é pedir muito, é pedir tudo, porque menos não se pode admitir.

 

Esta crónica é difundida todas as semanas, à segunda-feira, na rádio Alfa, com difusão antes das 7h00, 9h00, 11h00, 15h00, 17h00 e 19h00.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
6.1
X