Voleibol/Carlos Teixeira: «Portugal pode pontuar frente à Bulgária»

Portugal, que conta com Miguel Tavares – que atua no Rennes -, defronta a Bulgária no segundo encontro do Europeu de voleibol em Montpellier, no Sul da França, neste sábado, num jogo a contar para o Grupo A.

Portugal integra o grupo A do Campeonato da Europa de voleibol, defrontando a anfitriã França, Itália, Bulgária, Grécia e Roménia na prova que decorre de 12 a 29 de setembro em Montpellier.

Carlos Teixeira, agora com 43 anos, antigo internacional português que atuou no Tourcoing e no Poitiers, sendo Campeão de França com o Poitiers, analisou esta Seleção Portuguesa e o futuro adversário para o LusoJornal.

O que se pode esperar frente à Bulgária?

Contra a Bulgária, será uma boa oportunidade para pontuar. Portugal bateu a Bulgária na Volleyball Nations League este verão por 3-0. Mas a Bulgária é muito favorita e Portugal estará mais focado para os jogos contra a Romênia e a Grécia. O grande objetivo será passar esta fase de grupos.

Frente à Itália, resultado normal ou pesado este 3-0?

Contra a Itália foi um resultado normal. A Itália está muito acima do nível de Portugal e está no lote de favoritos a ser campeão europeu. Itália, França, Rússia e Polónia são equipas que jogam noutro nível.

Qual é o nível desta Seleção?

O nível desta seleção não é muito entusiasmante. Temos um jogador de nível mundial, o Alex, e estamos muito bem servidos a nível de distribuidores. Mas tem sido difícil dar uma sequência lógica a esta seleção pois tem tido muitas recusas de jogadores em jogar na seleção. Mas, esta competição pode ser um momento de viragem no voleibol Português se avançarmos bem. Tudo é possível!

O que dizer da Seleção Francesa?

Sou um grande fã da seleção Francesa. Vi “nascer” para a Pro A o Jennia e o Benjamim Tonioti. Vi o Boyer na formação do TLM – Tourcoing – e vi crescer o Brizard em Poitiers ainda junior. Mas estou rendido à qualidade coletiva! Legoff faz-se muito lembrar o Kieffer e a evolução do Lyneel é extraordinário. Sou, também, um grande fã do adjunto Cedric Enard. E o Earvin? Monstruoso! Que saudades que tenho de jogar contra essa malta.