Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A seleção portuguesa de voleibol começa a disputar nesta quinta-feira o campeonato da Europa de voleibol, este ano disputado em quatro países e alargado a 24 equipas, com os ‘tubarões’ França e Itália no grupo.

O conjunjo das ‘quinas’ vai participar pela quinta vez num Europeu, depois de dois convites, para a edição inaugural, em 1948, e em 1951. A primeira também trouxe o melhor resultado, um quarto lugar entre seis equipas.

Foi sétima em 1951, seguindo-se um longo ‘jejum’, até 2005, em que se apurou e conseguiu o 10.º lugar, terminando o percurso por campeonatos da Europa com o 14.º lugar de 2011.

Este ano, e depois de a equipa feminina também ter chegado à fase final, os 14 portugueses convocados vão tentar, sob a orientação de Hugo Silva, mostrar o bom momento do voleibol português, em Montpellier em França, onde se disputará a ‘pool’ A da fase preliminar.

No grupo de Portugal, saltam à vista a França, vice-campeã da Liga das Nações e campeã europeia em 2015, e a Itália, terceira do ‘ranking’ mundial e quinta classificada no último Mundial e no Euro2017.

O resto do grupo é composto pela Bulgária, detentora de cinco medalhas em campeonatos da Europa, a última o bronze de 2011, pela Roménia (quatro medalhas) e a Grécia (uma).

Além da França, a prova decorre também na Bélgica, Holanda e Eslovénia, com os jogos de medalhas marcados para Paris, numa edição que é alargada, pela primeira vez, a 24 equipas.

A Rússia chega à prova como campeã em título e líder do palmarés do campeonato, e volta a ser uma das favoritas à vitória, enquanto Sérvia e Alemanha, medalhadas em 2017, estão no mesmo Grupo B.

No grupo D, Polónia e Holanda estão ao lado de República Checa ou Ucrânia, num torneio que termina a 29 de setembro.

Na ‘poule’ A, Portugal vai defrontar Itália, nestaa quinta-feira, antes de jogar de novo no sábado, com a Bulgária, no domingo com a França, a 17 de setembro com a Grécia e no dia seguinte com a Roménia.

Para passar a fase preliminar e atingir os oitavos de final, a equipa portuguesa tem de ficar entre os quatro primeiros.

Lista dos 14 convocados de Portugal:

Zona 4: Alexandre Ferreira (Aluron Warta Zawiercie, Pol), João Simões (Sporting), Lourenço Martins (Sporting Espinho) e Miguel Cunha (VC Viana).

Distribuidores: Miguel Tavares Rodrigues (Rennes Volley, França) e Tiago Violas (Benfica).

Centrais: Filip Cveticanin (Benfica), Felipe Martins (Sporting Espinho), Nuno Teixeira (VC Viana) e Guilherme Menezes (Sporting Espinho).

Opostos: Marco Ferreira (Sporting Espinho) e Bruno Cunha (VC Viana).

Líberos: João Fidalgo (Sporting) e Januário Silva (Sporting Espinho).

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
9.4
X