18 Grupos de folclore franceses participam em mega festival de folclore em Viseu

18 grupos de folclore franceses vão participar na 55ª edição do Europeade, um festival de etnografia e folclore que vai ter lugar na cidade de Viseu, entre os dias 25 e 29 de julho e que vai concentrar cerca de 5.400 pessoas de 203 grupos, oriundos de 24 países europeus.

«A cidade vai modificar-se completamente», disse o Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, acrescentando que, durante os cinco dias, muitos espaços serão «invadidos» pela diversidade e pela riqueza cultural das tradições europeias.

Segundo Almeida Henriques, de Portugal estão inscritos 25 grupos, 16 dos quais da região de Viseu. A vizinha Espanha é o país que participa com maior número de grupos (40), seguida da Alemanha (22) e da França (18).

«É um evento de muita responsabilidade. É importante que o comércio de proximidade se envolva nesta iniciativa, que as próprias lojas se decorem para receber os nossos convidados, que estejam preparadas», defendeu, acrescentando que «não são só a restauração e a hotelaria que lucram com a realização do Europeade», mas também o comércio.

O festival Europeade teve origem em 1964, em Antuérpia (Bélgica), com o objetivo de salvaguardar e promover o património cultural imaterial europeu.