1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira em França vai ter lugar este domingo em Pierrefite

A Associação de Trabalhadores Portugueses de Pierrefitte-sur-Seine, a norte de Paris, região onde existe uma forte presença da comunidade emigrante aguiarense, vai receber no próximo domingo, dia 21 de outubro, o 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira em França, com o objetivo de “acentuar a proximidade aos emigrantes” e “promover o território” deste município do distrito da Guarda.

“Esperamos um momento histórico e emocionante, à semelhança do que aconteceu no mês passado em Aigle, no 1º Convívio do Concelho de Aguiar da Beira na Suíça. Estão inscritas 250 pessoas”, confirmou Altino Pinto, Coordenador do CLDS 3G Aguiar no Coração.

A festa inicia às 10h00 da manhã com a receção aos participantes, seguindo-se uma promoção do Concelho e exposição de empresas, serviços e produtos.

Depois do almoço, que está marcado para as 13h00, sera feita uma sensibilização “Embaixadores de Aguiar da Beira”, com música ao vivo. A tarde acabará com uma degustação de produtos oriundos de Aguiar da Beira.

Este encontro, promovido pelo CLDS 3G Aguiar no Coração, tem o objetivo de “acentuar a proximidade aos nossos emigrantes, de evidenciar a sua importância para o desenvolvimento do concelho, de reforçar a identidade aguiarense e de promover o nosso território e os nossos produtos, serviços e recursos além fronteiras”.

Tem também a intenção de “promover o contacto entre empresários do Concelho de Aguiar da Beira e empresários oriundos desta região radicados em França, com o objetivo de estreitar laços e estabelecer parcerias comerciais com a Comunidade emigrante, podendo no futuro originar algumas oportunidades de negócio e de intercâmbio”.

Nesse sentido, “o evento apresenta um espaço de promoção e exposição de empresas, serviços e produtos do concelho e uma ação de sensibilização ‘Embaixadores de Aguiar da Beira’, com a distribuição de um Cartão de Embaixador, incentivando cada aguiarense a promover e a continuar a contribuir para o desenvolvimento do seu território”, refere a organização.

O Município de Aguiar da Beira está inserido no distrito da Guarda e na região Viseu Dão Lafões, bem no coração de Portugal, composto por lugares cheios de monumentalidade, vivências e tradições. Tem uma área de cerca de 206,77 km², é constituído por 10 freguesias, com uma população na ordem dos 5 mil habitantes. Estima-se que a sua Comunidade emigrante atinja números idênticos ao da população residente, sendo que Suíça e França são os países com maior representação, sensivelmente mil e duas mil pessoas com raízes aguiarenses, respetivamente.

O CLDS 3G Aguiar no Coração apresenta-se como “um projeto inovador para uma atuação integrada no território do concelho, suportada por metodologias de intervenção colaborativa e inclusiva, induzindo à participação de todos. Constitui-se ainda como elemento catalisador da promoção do desenvolvimento do concelho de Aguiar da Beira, nas áreas do emprego, empregabilidade e empreendedorismo ativo, da inclusão social, inclusão ativa e da igualdade, bem como na dinamização da economia local e das instituições, fomentando a sustentabilidade, eficiência e valorização dos recursos naturais e endógenos existentes no território”.

O CLDS 3G Aguiar no Coração tem como entidade coordenadora local de parceria e executora a IPSS – Centro Social Paroquial de Dornelas.